Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da hortelã

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

Quando falamos em hortelã, já nos lembramos de doces, sucos e até creme dental que usam esta planta, devido ao seu sabor refrescante. Mas o que muita gente não sabe é que, além da sensação de frescor, essa planta proporciona uma série de benefícios à nossa saúde.

Com uma das mais altas capacidades antioxidantes se comparada a outros alimentos, a erva ainda contém várias vitaminas e minerais essenciais, que você precisa para uma boa saúde – ainda que não estejam presentes em grandes quantidades. Na sua versão fresca, por exemplo, contém traços de ferro, um mineral que as células vermelhas do seu sangue precisam; e pequenas quantidades de fibra, vitamina A e potássio.

hortela

Além do sabor refrescante, hortelã traz benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Já a hortelã-pimenta, por outro lado, tem álcool perílico, que evita a formação ou a disseminação do câncer e também contém um antioxidante chamado ácido rosmarínico, que pode ajudar a prevenir e a tratar certas alergias.

Mas estes são apenas alguns dos benefícios medicinais da hortelã. Veja todos eles a seguir e confira porque você nunca mais deve tirar esta planta da sua alimentação.

 

Benefícios medicinais da hortelã

 

Náuseas e dor de cabeça

O aroma forte e refrescante da hortelã é um remédio rápido e eficaz para as náuseas. Mesmo se você usar apenas o cheiro das folhas fresca esmagadas ou o uso de qualquer produto com sabor de menta, seus problemas de estômago serão aliviados.

Da mesma maneira, o óleo essencial da planta, quando colocado sobre a testa e no nariz, dá alívio rápido em casos de dor de cabeça. Isso porque a erva possui uma substância naturalmente calmante, que alivia a inflamação e a febre, frequentemente associadas a dores de cabeça e enxaquecas.

Problemas respiratórios

O forte aroma de menta é muito eficaz para o descongestionamento do nariz, garganta, brônquios e pulmões, por isso, esta planta dá alívio para doenças respiratórias, que muitas vezes resultam da asma e do resfriado comum.

Como a hortelã refresca e acalma a garganta, nariz e outros canais respiratórios, alivia a irritação que causa tosse crônica. Essa é a principal razão pela qual tantos remédios são feitos a partir dessa planta.

Aleitamento materno

Para muitas mulheres, a amamentação é uma bela parte da vida de uma mãe, pois reforça a sua intimidade com o bebê. Apesar disso, essa fase pode danificar seriamente os seios e mamilos. Para reduzir as fissuras dos mamilos e a dor que acompanha a amamentação, o óleo de hortelã pode ser bastante eficiente.

Depressão

Outro grande benefício dessa planta se dá por ela ser um estimulante natural, e apenas o seu cheiro é o suficiente para carregar as suas baterias. Se você estiver sentindo-se ansioso, deprimido ou simplesmente esgotado, a hortelã e seu óleo essencial derivados são capazes de ajudar.

Ele pode ser ingerido, aplicado topicamente ou inalado na forma de vapor. Uma maneira popular para obter bons resultados de uma maneira fácil é colocar algumas gotas de óleo essencial da planta em seu travesseiro à noite e deixá-lo agir em seu corpo e mente enquanto você dorme.

Perda de peso

Além de todos os outros benefícios para a saúde da hortelã, ela também ajuda em seus esforços para perder peso de forma saudável. A erva é um estimulante que age também nas enzimas digestivas, que absorvem os nutrientes dos alimentos e consomem a gordura para transformá-la em energia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!