Sem categoria

Veja a melhor forma de aproveitar as academias ao ar livre

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

Comuns há muito tempo em parques da Europa, as academias ao ar livre, ou academias da terceira idade, viraram sensação pelas cidades brasileiras. O que é muito bom para a população que passa a ter locais para a prática de atividades físicas mais complexas do que uma caminhada.

 

Além disso, há possibilidade de fazer novas amizades e ampliar o círculo social e estar em contato com a natureza. E, o melhor, sem gastar um centavo.

 

academias ao ar livre

Socialização e contato com a natureza estão entre os maiores benefícios. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios das academias ao ar livre

As academias ao ar livre, quando usadas de forma regular, podem oportunizar os mesmos benefícios de uma academia convencional. Os equipamentos disponíveis em locais públicos podem até ser em menor quantidade, mas todos eles são capazes de movimentar os grupos musculares inferiores e superiores. Desde que executados de maneira correta.

 

É importante que o usuário tome alguns cuidados ao praticar exercícios em academias ao ar livre, já que não há a presença de um profissional monitorando as atividades. Com aparelhos destinados à musculação e alongamentos, o ideal é sempre usar de força média na execução dos movimentos e diante da menor sensação de dor, parar.

 

Academias ao ar livre, locais de exercício em família

Além todos os benefícios já citados, as academias ao ar livre também podem ser locais para se praticar exercícios físicos em família. Os equipamentos disponíveis são projetados para todas as idades, mas principalmente para pessoas com mais de 60 anos.

 

Como geralmente estão localizadas junto a praças com brinquedos infantis, mãe, pais e filhos podem ir juntos se exercitar. O que acaba sendo mais uma oportunidade para a curtição em família. Sem contar, que os pais dão dando exemplo positivo aos filhos ao praticarem exercícios físicos.

 

A melhor maneira de se exercitar ao ar livre

1. Simulador de caminhada

Por ter pouco impacto, não há restrição de idade para o uso. O único cuidado é com a posição da coluna, que deve estar ereta no momento da realização do exercício.

 

2. Supino

Esse exercício é destinado para o fortalecimento do peitoral e músculos do braço. Não são todas as pessoas que se sentem à vontade em usá-lo, mas ele é ótimo para melhorar aquela gordurinha que balança na hora do tchau.

 

3. Esqui

Este é um equipamento ótimo para queimar caloria e estimular os músculos cardíacos. Ele trabalha tanto os membros superiores quanto os inferiores, vai depender da maneira como ele é realizado.

 

4. Pressão de pernas

Para usar este aparelho apoie os pés no local indicado e flexione os joelhos como se fosse ficar sentada. Faça séries de 30 segundos cada. Ele é ótimo para o fortalecimento dos músculos das pernas.

 

5. Rotação vertical

O aparelho é destinado a exercícios que incentivem a flexibilidade das articulações do ombro. Mas cuidado na execução. Os cotovelos devem estar sempre flexionados.

 

6. Abdominal

Esse é um dos aparelhos mais simples das academias ao ar livre e o mais usado pelos homens. Parecido com uma mesa tem apoiadores de pés e serve para que a pessoa deite em cima e faça os movimentos que trabalhem a musculatura abdominal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!