Amamentação

Veja as melhores posições para amamentar

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

Que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê, além de ser a fonte nutricional mais rica e completa para a criança nos primeiros meses de vida toda mamãe bem informada já sabe. Mas é preciso encontrar as melhores posições para amamentar, pois durante a amamentação, mãe e filho devem estar confortáveis.

Muitas mães nem pensam no assunto antes do nascimento do bebê mas existem posições para amamentar que podem ser mais confortáveis que outras, tudo depende de a mãe testar quais melhor se adaptam a seu perfil.

posicoes para amamentar

O conforto da mãe deve ser priorizado para que a amamentação seja tranquila. Foto: iStock, Getty Images

Posições para amamentar com tranquilidade

Porém, antes de analisar quais são as posições para amamentar mais confortáveis, é necessário lembra-se de: escolher um local tranquilo para o aleitamento, assim o bebê se concentra e a mãe não fica ainda mais cansada; ter em mãos um copo de água já que o ato de dar de mamar costuma provocar sede.

Além disso, a mamãe deve manter pés e costas apoiados para evitar dores no corpo; dar preferência a poltronas com braços para apoiar-se e impedir que os membros fiquem soltos no ar; levar o bebê até o seio e não o contrário, independentemente das posições para amamentar a serem definidas.

Como regra, o jeito ideal de alimentar o bebê lactante é o que prioriza o conforto da mãe e facilita a pega do bico pelo bebê.

Frequentemente considerada na lista de posições para amamentar, a opção em que mãe segura o bebê no colo na posição transversal, isto é, ‘barriga com barriga’, usando o braço contrário do seio em que o bebê mama pode ser aconchegante, porém a recomendação é que a criança seja apoiada em uma almofada macia.

Segurar a criança passando-a embaixo do braço, do mesmo lado do seio em que ela vai mamar, sentando de pernas cruzadas na beira da cama é outra possibilidade.

Pôr a criança ‘de cavalinho’ em uma das pernas (coxas) de forma que fique de frente para o seio é uma das alternativas de posições para amamentar sugeridas à medida que ela já está mais crescidinha.

Experimente novas posições para amamentar

 

A mãe pode passar todo o período de amamentação do bebê experimentando novas posições. No entanto, isso não significa que ela não possa definir-se e permanecer por apenas uma, a que ela achar mais confortável.

Para descomplicar a pega do mamilo pelo bebê, a mãe pode esvaziar um pouco a mama quando o seio estiver cheio, já que quando o peito está endurecido, a criança tem dificuldades em conseguir segurar o bico.

Para oferecer o peito, a mulher deve colocar o polegar acima da auréola e o dedo indicador abaixo, formando um ‘c’. A mãe deve estimular a abertura da boca do filho, além de tentar introduzir quase toda a auréola na cavidade bucal da criança, assim ela terá um maior volume de leite ingerido a cada sucção.

Quando a criança parece já estar satisfeita, a mãe pode utilizar-se da ‘técnica do dedinho’, introduzindo o dedo mínimo na boca do bebê para que ele solte o mamilo sem causar ferimentos ao seio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!