Clínica Geral

Entenda a necessidade do jejum para exame de sangue

Por Redação Doutíssima 05/01/2015

Você vai ao médico fazer um check up e ele pede um monte de exames para verificar como anda sua saúde. E, a primeira orientação é que você terá que fazer jejum para exame de sangue. A recomendação é importante, pois alimentos e até água podem interferir no resultado dos exames.

Mesmo que novas técnicas de análises tenham surgido nos últimos anos, o jejum ainda é unanimidade em 95% dos laboratórios brasileiros. Por isso, o mais recomendado é fazer a coleta do sangue no início da manhã, assim boa parte do período de abstinência da comida será quando você estiver dormindo.

jejum para exame de sangue

Jejum para exames já começa a ser questionado entre médicos. Foto: iStock, Getty Images

Jejum para exame de sangue permite apenas água

Durante o período do jejum apenas água é permitido, mas, ainda assim, com moderação, apenas para matar a sede. Alguns testes laboratoriais pedem que os pacientes se organizem antes de fazer a coleta.

Essa preparação envolve uma alimentação adequada e balanceada até o período do início do jejum para exame de sangue. Além de a pessoa beber água com moderação e ter dormido bem na noite anterior.

Dependendo do exame, o paciente deve ficar sem fumar e até sem praticar atividade física dois dias antes da coleta do sangue, como por exemplo, no caso dos exames de colesterol e glicemia.

Para os homens que vão fazer coleta para dosagem do PSA, preventivo do câncer de próstata, é indicado jejum para exame de sangue de 4 horas e abstinência sexual de três dias.

Jejum para exame de sangue até 12 horas

Os exames para verificar os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos são os que exigem maio tempo de jejum para exame de sangue. O paciente deve estar sem comer por cerca de 8 a 12 horas antes da coleta.

Os especialistas afirmam que os alimentos ingeridos próximos ao horário da coleta podem interferir nos resultados. Assim como jejum prolongado e com mais de 14 horas também causa variações.

Jejum não é unanimidade

O padrão de tempo de jejum para exame de sangue entre 3 horas e 12 horas já começa a ser questionado pela classe médica brasileira. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e de equipamentos mais modernos para leitura das amostras, alguns laboratórios, principalmente de São Paulo, já não exigem mais tanto sacrifício dos pacientes.

Os procedimentos para medir os níveis do LDL, o chamado colesterol ruim, ainda exigem jejum para exame de sangue em alguns laboratórios. No entanto, o tempo caiu de 12 horas para 3 horas. A nova técnica permite que o especialista dilua o sangue mais vezes durante a análise, para isso novos reagentes que não sofrem interferência dos alimentos estão sendo usados.

Veja o tempo médio de jejum para exame de sangue de algumas coletas:

  • Jejum para exame de colesterol: 12 horas
  • Jejum para exame de TSH: 4 horas
  • Jejum para exame de glicemia: 8 horas para adulto e 3 horas para crianças
  • Jejum para exame de PSA: 4 horas
  • Exame de sangue para hemograma não precisa de jejum.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!