Medicina Alternativa

Barriga inchada: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

Existem inúmeras causas para a barriga inchada. A mais comum é o acúmulo de gases no intestino, o que pode, inclusive, provocar dor. Além desse problema, doenças gástricas, má alimentação (com excesso de frituras, gorduras e doces), período menstrual, vermes intestinais e prisão de ventre são comuns causas para o inchaço. Para resolver esses transtornos, que deixam a região abdominal maior e dolorida, algumas infusões naturais podem ajudar.

 

barriga inchada

Receitas caseiras ajudam a combater o acúmulo de gases. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios naturais para barriga inchada

 

Chá verde

Esse chá é um ótimo remédio para a barriga inchada porque auxilia de forma diferente de qualquer outro composto no processo digestivo. Ao invés de aumentar os sucos gástricos, ele tem compostos bioativos que estimulam a microbiota (flora intestinal) do intestino. Assim, ele faz com que as bactérias que regulam a digestão trabalhem produzindo vitaminas que reduzem o inchaço e melhoram a imunidade.

O chá verde pode ser encontrado em folhas para infusão ou em saquinho. Quando for prepará-lo, coloque uma colher das folhas secas em uma xícara e depois água fervendo. Depois, deixe tapado por alguns minutos, coe e beba.

Chá de carqueja

Além de ajudar na circulação sanguínea e no emagrecimento, a carqueja é excelente digestivo, o que reduz a barriga inchada. Ela desintoxica o fígado, auxiliando no tratamento de doenças do intestino e inflamações na região.

Para reduzir o inchaço, coloque duas colheres de folhas picadas em um recipiente e derrame 500 ml de água fervendo. Deixe em infusão por algum tempo, depois coe e beba. Mas atenção: gestantes e lactentes não devem consumir o chá, para não comprometer a saúde do bebê.

Chá de camomila

Diversos problemas gástricos podem ser tratados com o chá de camomila. Para a barriga inchada, ele é capaz de atenuar dores no estômago, deixar o intestino menos irritado, facilitar o processo de evacuação e melhorar a digestão.

Quando o inchaço é proveniente da menstruação, esse chá alivia cólicas e eleva o nível de urina, deixando a barriga com aspecto mais leve. Para preparar a infusão, coloque algumas flores de camomila em uma xícara, derramando água fervendo logo em seguida. Espere alguns minutos, coa e beba.

Alimentação à base de fibras

Cuidar da alimentação é um dos processos mais importantes para evitar a barriga inchada. Os alimentos ricos em fibras são os principais combatentes do inchaço. Entre eles, estão o mamão e a ameixa preta, que aumentam a formação do bolo fecal e auxiliam na eliminação de fezes e gases.

Evite pães, bolos, pasteis e quaisquer alimentos com fermento, pois eles deixam o estômago mais pesado e trazem a sensação de inchaço. Alimentos com glúten (farinha de trigo) também demoram mais tempo para serem processados no organismo e podem causar desconforto na barriga. Entre eles, estão os mesmos que, geralmente, incluem fermento, como as massas e pães.

Já o leite e derivados, devido à presença da lactose, podem “trancar” a digestão por algum tempo. Portanto, evite leite integral, queijos e outros que combinem gordura e lactose. Os iogurtes, no entanto, apesar de serem provenientes do leite, auxiliam o processo digestivo por possuírem probióticos e bacilos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!