Medicina Alternativa

Impetigo em crianças: aprenda a tratar com receitas caseiras

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

O impetigo é uma infecção da pele causada por dois tipos de bactérias: a Staphylococcus aureus e a Streptococcus do grupo A. Essa doença ocorre mais comumente em jovens de pouca idade. Se a infecção está no estágio inicial, é possível tratar o impetigo em crianças com receitas naturais e caseiras.

Saiba mais sobre o impetigo em crianças

Antes de passarmos as receitas caseiras contra esta doença de nome feio e que acomete muita gente, vamos às explicações sobre o que é e como identificar este mal. Esta infecção pode causar bolhas grandes ou pequenas ou crostas amareladas sobre a pele.

impetigo em criancas

Remédios caseiros ajudam a combater o impetigo. Foto: iStock, Getty Images

O impetigo em crianças, como dito, é mais comum. A infecção é contagiosa, principalmente pelo contato direto. Em alguns casos, pode evoluir para lesões mais profundas na pele e, passando desta fase, pode até causar insuficiência renal.

A causa mais comum do impetigo em crianças é a contaminação por meio de machucados que existam na pele. Um ferimento que não foi limpo corretamente é um ambiente propício para o desenvolvimento de novas infeções, como o impetigo.

Alguns remédios caseiros podem ser aplicado no local assim que se perceber a infecção, entretanto, isso não impede que você procure um médico para saber se não precisa inserir um antibiótico no tratamento. Preparamos uma relação de ervas que podem proporcionar um resultado bastante eficiente no tratamento do impetigo em crianças.

Tratamento caseiro para o impetigo em crianças

Há quem diga que a solução feita com uma colher de sopa de óleo de amêndoa, meia colher de chá de óleo essencial de malaleuca e uma colher de chá de alfazema formam uma poção mágica contra o impetigo.

Os ingredientes devem ser misturados e uma gota da poção deve ser aplicada nas lesões, três vezes ao dia. A malaleuca é uma planta medicinal com propriedades antibacterianas e o óleo de alfazema ajuda a suavizar e eliminar a inflamação.

Mas existem outras fórmulas, como a infusão com 250 ml de água fervente e duas colheres de sopa de calêndula, que também tem propriedades antimicrobianas. A solução deve ser aplicada nas feridas com um algodão, três vezes ao dia.

Outra infusão eficiente é a de amor-perfeito silvestre. Para cada litro de água deve ser usado 80 g de flores. O uso é em aplicação, várias vezes ao dia.

A decocção de 50 g de raízes e folhas de bardana em um litro de água por 15 minutos também é eficiente para tratar o impetigo em crianças. A aplicação, com algodão, pode ser feita várias vezes ao dia. Além dos chás, outro remédio caseiro traz o repolho na receita. A aplicação nas feridas é feita de suco de repolho e pode ser feita várias vezes ao dia.

Retirar as crostas pode facilitar a cicatrização, porém não é uma tarefa tão simples assim. Para auxiliar nesse processo, mergulhe as áreas afetadas em uma solução de vinagre por 20 minutos antes de fazer a remoção. Use uma colher de sopa de vinagre de álcool para um litro de água morna.

De qualquer maneira, não há nada melhor que prevenir. Então, lave sempre machucados e feridas muito bem, com antissépticos e antimicrobianos, e assim você estará aumentando a proteção contra futuras infecções por impetigo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!