Clínica Geral

Veja quais são e como se prevenir das doenças de pele no verão

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

No verão nosso corpo fica mais exposto aos raios solares, principalmente pelo uso de roupas curtas e o início da temporada de piscina e praia. Estes fatores, combinados com a falta de proteção e cuidado, podem levá-lo a desenvolver doenças de pele.

 

doenças de pele

Esteja atenta para que a alegria do verão não dê lugar a preocupação com a saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

O calor, o suor, as bactérias presentes na areia da praia e a ausência do uso de protetor solar são as principais causas de alergias típicas do verão. As principais recomendações para evitar qualquer contaminação é o uso de filtro solar, e não tomar sol entre as 11 e 16 horas.

Doenças de pele no verão

 

Queimadura solar

Essa é uma das doenças de pele mais comum. Ela ocorre pela exposição do corpo ao sol sem o uso de protetor solar, chapéu, óculos ou guarda-sol. Para aliviar as dores e a vermelhidão causados pelas queimaduras, use compressas de água fria, hidratantes e pomadas, além de analgésicos.

Acne solar

São pequenas bolas de pus que aparecem após a exposição das áreas ao sol sem o uso de proteção. Para evitá-las use protetores solares com base não oleosa, e após seu aparecimento o tratamento pode ser realizado com gel ou creme para acnes comuns.

Foliculite

Aparece nas pernas, virilha e axilas, no caso das mulheres, e no rosto e pescoço, nos homens. Ela é causada por uma invasão bacteriana, ou pelo excesso de calor e suor nas áreas, ou depilação delas. Caracteriza-se por pequenas bolas de pus, com circunferência vermelha, e seu tratamento é feito com antibióticos locais.

Micose de praia

É uma das doenças de pele de origem genética que todas as pessoas possuem, mas que se manifesta em algumas. Ocorre após o banho de piscina e de sol, quando pequenas manchas brancas, castanhas ou vermelhas surgem na pele. Seu tratamento inclui medicamentos orais e cremes e sabonetes de aplicação local.

Brotoeja

É mais comum em crianças, mas também pode acontecer em adultos. A inflamação está ligada ao aumento do calor e do suor, e produz manchas vermelhas pelo corpo que causam coceira. Para evitá-la use roupas leves, tome banhos frios, se proteja do calor e não permaneça suado por muito tempo.

Bicho geográfico

Causada pela contaminação por larvas de fezes de cães e gatos presentes na areia das praias. Estas larvas caminham por baixo da pele e formam riscos avermelhados que provocam coceiras. Para evitar contrair esse tipo de doenças de pele não ande de pés descalços na beira-mar. Comprimidos compõe o seu tratamento.

Herpes labial

É uma infecção adquirida na infância, mas que se manifesta geralmente na fase adulta. A bactéria se instala no organismo e só é ativada por influência de fatores como a exposição intensa ao sol, estresse, fadiga e baixa imunidade. O herpes é uma ferida que nasce na parte externa dos lábios e pode durar por até 10 dias.

Fitofotomelanose

É uma doença de pele causada pela exposição ao sol de regiões do corpo que tiveram contato com o líquido de frutas como o limão e a laranja. Caracteriza-se por manchas escuras e pode ser evitado quando se lava bem as mãos após o contato com estas frutas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima