Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédio natural para ansiedade

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Remédio natural para ansiedade é a atitude mais acertada para quem não consegue controlar os pensamentos agitados, a aflição e a agonia. Tomar o famoso chá de camomila, aquele que sua vó, sabiamente, bebia antes de dormir, praticar exercícios físicos e diminuir o ritmo corrido do dia a dia, pode ser uma boa saída entre outras alternativas.

remedio natural para ansiedade

A ansiedade pode ser tratada por chás, como o de camomila. Foto: iStock, Getty Images

Água de melissa: remédio natural para ansiedade

 

A melissa é um fitoterápico muito receitado por terapeutas. Ela pode ser consumida como chá, por meio da infusão, e também de forma concentrada, em gotas. Este remédio natural para ansiedade também pode ser usado para controlar a insônia e agitação.

A melissa ajuda a pessoa a relaxar e melhora a qualidade do sono. Essa plantinha, que tem a folha parecida com a da hortelã, ainda é usada como calmante e adstringente. Beba uma xícara do chá ou algumas gotinhas antes de dormir e tenha uma noite dos anjos.

 

Veja como fazer remédio natural para ansiedade

 

No dia a dia encontramos uma infinidade de alternativas para quem, naturalmente, quer se livrar desse sentimento que pode, a longo prazo, resultar em complicações físicas e emocionais.

Chá de camomila: tiro e queda

A camomila é um chazinho poderoso. Uma xícara de chá desta planta ajuda a relaxar e a acalmar. Por isso, dizem que ela é calmante, mas também pode ser usado como um poderoso remédio natural para ansiedade.

Alguns componentes da camomila têm a capacidade de se ligar aos mesmos receptores cerebrais que Valium, medicamento receitado com freqüência para quem sofre de ansiedade e agitação.

Você encontra a camomila em sachês ou, ainda, a flor e a folha da planta, em lojas de produtos naturais. Faça um chá e beba uma ou duas xícaras antes de dormir.

Erva-cidreira também relaxa

Outro chá que ajuda a relaxar é o de erva-cidreira. Consumido com essa finalidade desde meados da Idade Média, ela também é usada no tratamento de quem sofre de estresse. Só é preciso ter cautela ao consumir este remédio natural para ansiedade, pois se consumido em excesso, ele pode provocar efeito contrário.

Banana é poderosa

A vitamina de banana pode ser usada como remédio natural para ansiedade. É rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para o bom funcionamento do cérebro. Uma receita completa e eficiente para controlar o estresse e a ansiedade é feita com leite, banana e cereais, como aveia e granola. Bata tudo no liquidificador e beba no café da manhã.

Atividades físicas regulares

O exercício físico não é bem um remédio natural para ansiedade, mas tem sua parcela de ajuda no relaxamento do corpo. Estudos comprovam que o organismo precisa de 21 minutos de atividade física para reduzir a sensação de ansiedade de maneira considerável.

Esse mesmo tempo ajuda a combater os pensamentos depressivos. Isso acontece, porque durante uma caminhada na esteira ou algumas braçadas na piscina, por exemplo, nosso cérebro libera hormônios como a serotonina e a endorfina, conhecidos como os hormônios da felicidade.

Além do mais, quando fazemos exercícios nos sentimos mais saudáveis o que reduz os pensamentos sobre doenças, um dos principais causadores da ansiedade, dizem os médicos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!