Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar íngua

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Espécie de caroço que é capaz de aparecer em diversos locais do corpo humano, a íngua normalmente indica a existência de alguma inflamação ou infecção. Em realidade, a íngua nada mais é do que um sistema do corpo humano para avisar e advertir que as coisas não estão totalmente dentro da normalidade.

ingua

Sinal de inflamação ou infecção, a íngua pode ser tratada com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

As condições que a íngua pode denunciar vão desde problemas mais banais, como uma simples ferida que não ficou totalmente curada, até condições mais graves, como é o caso do câncer.

Íngua é mais frequente nas axilas e virilhas

 

Quanto aos locais em que costumam aparecer, é mais comum notá-las próximas à região da virilha, do pescoço ou das axilas. São visualizadas em forma de caroço, logo abaixo da pele, e que por vezes podem ser extremamente dolorosos.

Em razão dos problemas que a íngua pode significar, por vezes graves, é sempre interessante buscar um auxílio médico especializado para esclarecer exatamente a sua origem.

Caso a condição não seja grave, é possível tratar a íngua com alguns remédios caseiros, que você pode fazer na sua própria casa. Quer saber quais são eles? Confira abaixo os melhores remédios caseiros para tratar íngua.

Cebola e Argila

 

A combinação da cebola e da argila é um remédio caseiro capaz de eliminar, com relativa eficiência, uma íngua indesejada. Para a obtenção desse grande benefício, a dica é a aplicação de compressas feitas com argila e cebola ralada.

É preciso esquentar a mistura – não muito, a temperatura deve ser morna. Use uma gaze e uma fita para grudá-la, trocando-a a cada duas horas, aproximadamente – do contrário, é possível que esse poderoso remédio caseiro perca sua eficácia.

Se você desejar potencializar os efeitos desse tratamento, a sugestão é preparar um chá de eucalipto – na proporção de 40g da planta para um litro de água. Não coloque açúcar no chá – caso queira adoçá-lo, dê preferência ao mel, produto natural e mais saudável que o açúcar refinado que é adquirido nos mercados.

Agrião e Tangerina

 

São muitos os benefícios do agrião para o organismo humano, mas sem dúvida aqueles que mais se destacam são a capacidade da planta de limpar os rins e também sacar do sangue eventuais impurezas. Combinado com a tangerina, o agrião é capaz de solucionar um problema relativo ao aparecimento de uma íngua.

Para isso, faça o seguinte: prepare um suco de tangerina, e separe dois copos; coloque no liquidificador ou no mixer, e então adicione duas folhas de agrião. A mistura está pronta. O ideal é a ingestão de um copo pela manhã, em jejum, e de preferência fresco – ou seja, prepare na hora que for tomar.

Repolho contra íngua

 

As propriedades anti-inflamatórias do repolho são excelentes para o tratamento da íngua – e também para fortalecer o sistema imunológico como um todo. Isso ocorre em razão das antocianinas que estão presentes em sua composição.

Para obter esses benefícios, não é nada difícil. Basta adicionar o alimento à dieta ou, então, utilizá-lo para fazer compressas. Para preparar a mistura da compressa, amasse as folhas e coloque-as na água. Quando ferver, retire do fogo e, com o alimento ainda quente, aplique-o no local, deixando por cinco minutos. Repita o processo várias vezes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!