Clínica Geral

Conheça métodos que diminuem a dor na coluna lombar

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Atualmente, a dor na coluna lombar se tornou um problema comum por causa dos maus hábitos adquiridos pela população. A coluna vertebral, composta por 33 vértebras, é responsável pelo tamanho da pessoa, sustentação, flexibilidade e movimentação do corpo.

 

Para facilitar a identificação das dores nas costas, especialistas dividiram a coluna em três regiões: a cervical (dores localizadas entre a região da cabeça e tronco), a dorsal (dores localizadas na região central da coluna) e a lombar (dores localizadas na região acima do quadril).

 

dor na coluna lombar

Sentar de maneira incorreta, excesso de peso e sedentarismo podem agravar dores. Foto: iStock, Getty Images

 

Causas da dor na coluna lombar

 

A dor na coluna lombar, também conhecida como lombalgia, é uma das dores que mais afeta as pessoas. Mesmo não sendo considerada uma doença – e sim um sintoma-, a lombalgia atinge 80% da população adulta com menos de 45 anos.

Durante o dia, são executadas muitas ações que podem ocasionar a dor na coluna lombar. Carregar sacolas, levantar, sentar, pegar objetos pesados… E tudo isso, se realizado de maneira incorreta, pode levar a lombalgia. Além disso, carregar peso de maneira excessiva, como no caso de sacolas, pode agravar as dores na coluna.

Outra causa para as dores na coluna lombar seria o sedentarismo, afinal a falta de exercícios diminui a irrigação sanguínea dorsal e diminui a flexibilidade para a execução de movimentos.

Postura incorreta também faz parte da lista de possíveis causas para dores na coluna lombar.

Dicas para melhorar a dor na coluna lombar

 

1. Sentar de maneira correta

 

Apoie as costas de forma confortável na cadeira, sente de maneira que os joelhos fiquem acima do nível do quadril e os pés apoiados completamente no chão. As cadeiras com braços auxiliam no ato de levantar e, por isso, diminuem o esforço causado à coluna.

 

2. Carregar peso

Divida o peso igualmente quando for levar sacolas, malas e bolsas. Forçar apenas um dos lados do corpo pode causa ainda mais dor na coluna lombar.

 

3. Na ponta dos dedos

Utilizar escadas ou bancos não deve ser nenhum motivo de vergonha. Na verdade, sua coluna agradece se você usar bancos e escadas para alcançar objetos que estão a uma altura distante.

 

4. Abaixo dos joelhos

Para pegar objetos que se encontram abaixo da linha dos joelhos e no chão, você deve dobrar os joelhos, para que assim o peso e o esforço sejam absorvidos pelos músculos das pernas, e não inteiramente pela coluna.

 

5. Abusar de medicamentos

Nunca se deve abusar da utilização de remédios com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e relaxantes musculares. O ideal é que, se o indivíduo apresentar algum desconforto contínuo na região lombar, procure um especialista para iniciar um tratamento adequado.

 

6. Praticar exercícios

A atividade física auxilia na diminuição dos sintomas do sedentarismo, como a falta de flexibilidade na hora de realizar movimentos. Isso porque o fortalecimento da musculatura ajuda na diminuição da dor na coluna lombar.

 

7. Evite o cigarro

No cigarro, são encontradas substâncias que diminuem a irrigação sanguínea dos discos vertebrais, que servem para amortecer os impactos recebidos na coluna lombar. Portanto, evitar o fumo ajuda a diminuir as dores nas costas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!