Saúde Mental

BBB15: saiba por que tantas pessoas assistem ao reality show

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

O que faria se estivesse lá? Essa é uma das grandes motivações para as pessoas assistirem ao BBB15. As pessoas se projetam para aquela situação e vivenciam como se fosse uma novela, só que composta por pessoas ‘reais’.

bbb15

O BBB15 explora a curiosidade dos telespectadores que assistem ao programa. Foto: iStock, Getty Images

A curiosidade alimenta o BBB15

 

Nem começou e já está na boca do povo. Todos querem saber o que está acontecendo, antes mesmo de acontecer algo. As pessoas querem fazer parte e falar sobre algo que quase todo mundo está interessado.

A grande jogada do reality show é que tudo pode acontecer em uma única noite que você não assistiu. Pode não ser educativo, mas explora a curiosidade da população.

Pessoas de diversas classes sociais estão no programa com um objetivo em comum: ganhar o prêmio. Já imaginou uma empregada doméstica na mesma casa que um empresário e, ainda por cima, recebendo os mesmos privilégios e regalias? Pois é, nesse estilo de reality show, isso é possível. Talvez por conta disso, tantas pessoas assistam.

Há limites no BBB15?

 

Os participantes formam alianças para alcançar o objetivo, que é ficar na casa, e por fim, ganhar o prêmio. Porém, até chegar o grande dia, diversas juras de amor são trocadas e nascem amizades eternas. Cada um traça a melhor estratégia para si e cada pessoa se defende como pode no BBB15.

Será que há limites para alcançar o objetivo lá dentro? Será que o reality show não é o espelho da sociedade? Os participantes são, no mínimo, curiosos, impulsivos, estrategistas, fofoqueiros, explosivos etc.

Aquelas pessoas que estão sob estresse, já que não convivem com outras pessoas a não ser aquelas que estão dentro da casa, não sabem nada do que está acontecendo no mundo e ainda estão longe da família. Não é tão simples conviver com quem não conhecemos.

O programa pode ser uma fuga?

 

A televisão preenche muitos espaços dentro de uma casa. Muitas pessoas, que não suportam ficar sozinhas, ligam a televisão para sanar a carência. O BBB15 pode ser considerado mais uma porta de fuga dessa carência. Observar a rotina, os questionamentos, as brigas e os romances dos participantes afasta os telespectadores da própria realidade e, consequentemente, dos problemas cotidianos.

 

O reality show e suas curvas

 

O programa se aproveita, cada vez mai,s do corpo escultural dos participantes. O pensamento é que gente bonita dá audiência. É como se todos procurassem alcançar aquele corpo perfeito exposto no BBB15. As academias estão cada vez mais lotadas de pessoas insatisfeitas com o próprio corpo, que fazem de tudo um pouco para ganhar a admiração dos demais.

Assim como nas novelas, as periguetes ganharam espaço em quase todas as edições do reality show. Isso é reflexo da sociedade ou jogada de marketing? Uma resposta pode ser que as periguetes podem agradar ou desagradar e, assim, rendem tanto nesse tipo de programa.

Nesse jogo de curvas, músculos e reações à flor da pele, os relacionamentos fora do programa estremecem. Muitos dos participantes que entram comprometidos, quando saem, encontram-se solteiros, o que, em muitos casos, não parece tirar o sono deles. Mas isso é só mais um efeito colateral que o BBB15 pode provocar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!