Clínica Geral

Conheça o exame de mamografia e seu papel na prevenção do câncer

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

O exame de mamografia é um aliado importante contra o câncer de mama. Este exame é capaz de identificar nódulos mamários que podem ser de origem benigna ou até tumores malignos.

 

exame de mamografia

A realização da mamografia é necessária para identificar nódulos nas mamas. Foto: iStock, Getty Images

 

No dia cinco de fevereiro, é comemorado o dia Nacional da Mamografia, data que serve para lembrar da importância e da necessidade da realização deste exame por todas as mulheres a partir de 50 anos.

Por que o exame de mamografia é tão importante?

O câncer de mama é neoplasia agressiva, que cresce muito rápido e é o principal responsável por mortes precoces de mulheres no Brasil. Para se ter uma ideia, um tumor mamário dobra de tamanho a cada três meses. Por isso, quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura, que chegam a 95%.

Daí a importância do exame de mamografia. Por ser capaz de prevenir, ele é vital para que um tumor seja identificado logo no início. A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama, que este ano deve causar 30 mil novos casos no país.

Aqui no Brasil, a indicação do exame é para mulheres de 40 anos, assim como nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ou naquelas que têm histórico familiar até antes dos 30 anos.

Cuidados ao fazer o exame de mamografia

Semelhante a um raio-X, o exame de mamografia é um pouco desconfortável. Para conseguir registrar todos os lados da mama, é necessário quase um malabarismo da mulher, mas nada que seja impossível ou que machuque e cause dor.

O exame é oferecido gratuitamente, em todo o Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Veja alguns cuidados para o dia da realização do exame.

 

1. Não faça perto do período menstrual

 

O exame de mamografia deve ser feito durante a segunda e a terceira semana do ciclo menstrual, nunca dias antes, durante ou logo depois da menstruação.

Isso porque, nos períodos fora do ciclo, a mama apresenta menos densidade no tecido glandular, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto.

2. Use peças de roupa separadas

 

Como é preciso ficar com as mamas expostas, muitas mulheres sentem vergonha e acabam por aumentar a sensação de dor.

 

Usar uma peça única significará ficar apenas de calcinha na frente de um técnico. Por isso, usar duas peças, calça e camisa, por exemplo, facilita. Assim, ela só precisará tirar a parte de cima.

 

3. Fique de forma confortável

 

A posição que a mulher fica em frente ao mamógrafo diz, muito sobre a dor que ela sente. Permita que o técnico ajude no posicionamento adequado, deixando o corpo relaxado.

 

Sempre avise caso esteja se sentindo desconfortável. O posicionamento correto da mama é o que vai garantir a qualidade e a precisão do exame de mamografia.

 

4. Sempre avise o técnico sobre suas condições

 

Muitas mulheres têm próteses mamárias e isso deve ser comunicado ao técnico, assim como outros procedimentos já feitos na mama. Se você tem dor ou encontrou algum nódulo na mama, também deve comunicar ao profissional, assim ele pode ater mais tempo naquele local.

 

Tão importante quanto fazer o exame, é levá-lo ao médico. Não brinque com sua saúde.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!