Planos de Saúde

Aprenda a comparar preço de convênios médicos

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

Quando buscamos um novo serviço de saúde para a nossa família, sempre é necessário comparar o preço de convênios médicos. Isso porque existem muitas operadoras e também muitos planos disponíveis. Os produtos oferecidos pelas empresas podem variar muito, devido à amplitude de cobertura, rede credenciada e serviços oferecidos.

preço de convenio medico

Nem sempre o mais barato é o melhor, saiba comparar e escolher. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, nem sempre conseguimos aderir a um plano que consiga suprir as nossas necessidades e que também entre em nosso orçamento. Para conseguir o melhor serviço, pelo melhor preço é necessário buscar várias propostas. Veja algumas dicas de como comparar o preço de convênios médicos e conseguir o melhor serviço.

Preço de convênios médicos e necessidades

 

Antes de buscar o melhor preço de convênios médicos, é extremamente necessário saber exatamente o que você precisa em relação à assistência em saúde. Conhecendo as suas necessidades, é mais fácil encontrar um plano que se encaixe nestas necessidades e em seu orçamento – serviços supérfluos, que você jamais irá usar, muitas vezes encarecem o valor.

Se você ou alguém de sua família tem uma doença crônica, que exija mais cuidados regulares, talvez seja mais vantajoso buscar um plano mais completo, com o número de consultas ilimitado, assim como atendimentos ambulatoriais e internação hospitalar.

Mas se você não fica doente com frequência e quer um plano que lhe assegure um bom serviço em casos de urgência, pode encontrar um plano mais limitado, mas que atenda às suas necessidades perfeitamente.

Muitos consumidores nem sempre buscam muitas propostas antes de contratar um serviço. Ou buscam a empresa mais conhecida ou com o menor preço. Porém, conhecer as propostas e fazer um tipo de comparação entre elas é uma forma eficaz de encontrar o melhor serviço e o melhor preço de convênios médicos.

Lembre-se que o barato muitas vezes pode sair caro, e ter uma boa relação custo-benefício é a melhor escolha.

Tente negociar o preço de convênios médicos

 

Ao contratar um serviço de saúde privada, procure negociar valores quando não necessitar de alguma cláusula que existe em seu contrato, assim como se o preço não excedeu o seu orçamento, procure incluir alguns benefícios.

Além disso, conheça sobre a carência de cada plano para ver se você pode estar pagando por um plano por muito tempo sem poder usufruir dele. Alguns planos podem exigir um tempo de carência de 180 dias, enquanto outros de apenas 30. Este é um dos itens que você deve levar em conta e talvez tentar negociar com a operadora escolhida.

Escolha o melhor serviço

 

Sempre estamos sujeitos a escolher um serviço devido ao seu valor, sempre abaixo do que o concorrente. Mas nem sempre o mais barato pode ser a melhor solução, assim como o mais caro ser o melhor. Observe o preço de convênios médicos que você tem acesso e veja quanto custa cada serviço que os planos não cobrem.

Depois disso, veja quanto cada um custaria para você se precisasse de um destes serviços. Por exemplo, você tem planos de ter um filho, pode pagar um pouco mais caro para um plano que inclui obstetrícia, e quando precisar, vai ter toda a cobertura necessária.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!