Planos de Saúde

Entenda como funciona um consórcio em saúde

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

Você já ouviu falar em consórcio em saúde? Mesmo sem conhecer, talvez já tenha sido beneficiado por ele. Muitas vezes, o sistema público de saúde pode não conseguir suprir todas as necessidades da população. Isso pode acontecer quando se trata de especialidades, que é uma parte da saúde pública que ainda é bastante deficiente.

consorcio

Populações de cidades menores podem ser beneficiadas pelo consórcio. Foto: iStock, Getty Images

Com isso, o consórcio em saúde é uma forma de amenizar a falta de profissionais e atendimento público gratuito, quando dois ou mais entes da federação, sem fins lucrativos, se unem para prestar serviços e desenvolver algumas ações que são de interesse coletivo.

Através destes consórcios, é possível ajudar muito mais pessoas, pois há uma conjugação de recursos a partir da união de dois entes federativos.

Como funciona o consórcio em saúde

 

Os consórcios podem ser feitos entre a União e o Estado, o Estado e o Município ou entre dois ou mais Municípios, em prol da saúde, da educação, da arte, da cultura, dos esportes etc.

Um consórcio em saúde pode ser visto como uma forma de assistência de média a alta complexidade, aquisição de medicamentos, materiais e equipamentos, manutenção preventiva de equipamentos, realização de exames laboratoriais, e também de diagnóstico por imagem.

Eles são muito benéficos já que melhoram o acesso a serviços de maior complexidade, e além disso reduzem os custos operacionais. Na compra de medicamentos, por exemplo, é possível negociar um melhor preço devido a uma compra maior, o suficiente para atender todas as cidades participantes do consórcio em saúde.

Assim, através do consórcio em saúde, tem-se uma forma eficaz para trazer mais especialidades e acesso a exames que antes só existiam em grandes cidades, e tudo isso a um baixo custo para os municípios.

Mas é claro que o consórcio vem como um adicional para beneficiar o atendimento de uma população, e não interferir na gestão de saúde do município e nem do Sistema Único de Saúde (SUS).

É por este motivo que o consórcio em saúde é mais um passo possível para oferecer a toda a população serviços mais ágeis e de qualidade. Por exemplo, um município pequeno não tem a necessidade de manter um especialista X, o que se tornaria caro para os cofres locais.

Mas este especialista X, se for contratado pelo consórcio, pode atender mais de um município igualmente pequeno, que irá pagar apenas uma parte dos serviços deste especialista. Isso acontece da mesma forma na compra de equipamentos e materiais.

Como o cidadão é beneficiado pelo consórcio

 

Um dos maiores benefícios do consórcio em saúde para o cidadão é que possibilita uma maior rede de atendimento para inúmeras especialidades. Além disso, traz para perto a possibilidade da realização de exames que nem sempre foram acessíveis. Tudo isso custando pouco para cada município que faz parte do consórcio em saúde.

Com isso, não é preciso aumentar impostos ou deixar desassistidos outros departamentos da cidade. Se você quer saber mais sobre este assunto, veja se a sua cidade faz parte de um consórcio em saúde e veja quais as especialidades que estão disponíveis através dele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!