Planos de Saúde

Nomes de planos de saúde: conheça os que estão dentro da lei

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

O setor de prestação de serviços de saúde é um dos que mais cresce no Brasil, e com a extensa quantidade de nomes de planos de saúde no mercado, muitas vezes fica difícil distinguir as boas das más prestadoras de serviços. Saiba, porém, que é possível consultar dados confiáveis para saber se o convênio médico particular que você deseja contratar presta os serviços adequadamente. Quer saber como? Confira abaixo.

nomes de planos de saude

Conheça a Agência Nacional de Saúde Suplementar

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão governamental responsável por regular o setor dos planos de saúde em nosso País. Assim, quando se trata de saber mais informações sobre os nomes de planos de saúde e se eles prestam bons serviços, nada melhor do que consultá-la para obter essas informações.

Poucos sabem, mas o papel das agências reguladoras, como é o caso da ANS, é estipular medidas e ações através da edição de regras para disciplinar o funcionamento do serviço – ou seja, com isso o consumidor não fica refém das operadoras de saúde, podendo recorrer ao órgão quando sente que seus direitos estão sendo desrespeitados.

Além disso, é incumbência da ANS fiscalizar e controlar o funcionamento dessas empresas.

Para isso, a ANS disponibiliza em seu site diversas informações sobre o mercado que fiscaliza, e a partir daí é possível saber mais sobre os nomes de planos de saúde, ou seja, sua reputação no mercado.

Nomes de planos de saúde, bons e ruins

 

Depois de ouvir diversos nomes de planos de saúde, é natural que você fique confuso e desconfiado. É difícil distinguir, para uma pessoa que não tem muito conhecimento da área, quais são os melhores e quais são os piores.

E o setor de saúde suplementar no Brasil é largamente regulado, já que a saúde é um direito garantido pela Constituição Federal, e não pode ficar à mercê dos interesses econômicos das operadoras.

A Lei nº 9.656/98, por exemplo, disciplina normas sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde no Brasil, e a própria ANS possui competência para estipular diversas diretrizes que devem ser seguidas pelas operadoras.

 

Para você ter uma ideia, no caso dos planos de saúde individuais, é a agência governamental quem define os índices de reajuste que podem ser aplicados e repassados aos consumidores.

A tarefa de filtrar os nomes de planos de saúde e saber se eles estão atuando conforme a legislação vigente é bastante facilitada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. É que a ANS divulga em seu site diversas publicações e informações sobre o setor, o que ajuda muito na hora da escolha.

Acessando o site (www.ans.gv.br), por exemplo, no item Espaço de Qualidade, é possível verificar quais os planos de saúde estão com a comercialização suspensa. Se a operadora que você pretende contratar possui o nome nessa lista, já é um motivo para desconfiar.

As operadoras não param nesse rol à toa, mas sim porque descumpriram alguma das regras aplicáveis ao setor – como o prazo máximo de atendimento, por exemplo. Portanto, faça uma boa pesquisa antes de contratar um convênio médico particular.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!