Motivação

Creches para idosos: saiba como funciona essa ideia

Por Redação Doutíssima 07/02/2015

Com o atual aumento da expectativa de vida no Brasil, a população nacional está ficando cada vez mais velha. Isso não é apenas uma característica do nosso país. Segundo a Organização Mundial de Saúde, por volta de 2025, haverá mais idosos do que crianças no planeta. É preciso pensar em medidas que atendam à terceira idade de forma benéfica, um exemplo disso são as creches para idosos.

 

creches para idosos

Ambientes promovem convivência entre idosos e preservam o equilíbrio emocional. 

Como funcionam as creches para idosos

Trazendo o conceito similar ao da creche infantil, as creches para idosos funcionam durante o período diurno. As pessoas chegam pela manhã e voltam para casa no fim do dia.

 

Por meio da iniciativa, os idosos têm um local para passar o dia, enquanto seus familiares trabalham, viabilizando os cuidados necessários que uma pessoa idosa precisa receber, mas que, por conta do cotidiano agitado, não é possível de acontecer.

Além disso, as creches para idosos promovem a convivência entre as pessoas, estimulam a criatividade e preservam a integridade e a convivência familiar, que é muito importante ao equilíbrio emocional dos idosos.

Nesses locais, geralmente, as atividades iniciam às oito horas da manhã, sendo que os idosos podem ficar até às 18 horas ou passar apenas algumas horas sob o cuidado dos profissionais, dependendo da necessidade dos seus familiares.

O espaço conta com uma equipe composta de nutricionista, técnicos em enfermagem, cuidadores e fisioterapeutas, que se revezam para proporcionar a eles tudo o que for necessário, deixando o momento confortável e acolhedor.

Entre suas responsabilidades está até mesmo o cuidado com a medicação na hora certa. Além disso, estes espaços ajudam o idoso a preservar a dignidade, aumentar a sociabilização e estimular as funções físicas e mentais remanescentes.

 

 

idosos2

O idoso recebe os cuidados necessários e acompanhamento médico

 

Atividades dentro dos ambientes para idosos

Esta medida é bastante interessante para as famílias, porque viabiliza os cuidados necessários que o idoso precisa receber diariamente, como alimentação adequada, medicação e, acima de tudo, companhia.

As creches para idosos costumam oferecer muitas atividades educativas, recreativas, esportivas e culturais, além de estimular a independência funcional deles, interferindo apenas quando preciso.

Ao longo do dia, eles desenvolvem atividades para exercitar o corpo e a mente, estimulando o raciocínio, a memória, as habilidades motoras, a criatividade individual e coletiva do grupo, com harmonia na convivência e interação social

Eles também não escapam dos exercícios físicos, que são feitos de forma leve, com a ajuda de fisioterapeutas. As atividades incluem caminhadas, pinturas, jogos, canto, leitura, dança, entre outros. Nas creches, o pessoal da terceira idade fica bem à vontade para escolher as atividades que deseja fazer.

 

 

idosos

As creches para idosos são excelentes para o convívio social

 

 

Assistência multidisciplinar nas creches para idosos

Diferente das casas de repouso, as creches para idosos contam com assistência multidisciplinar em período integral. O idoso não precisa ficar isolado da sociedade e, principalmente dos seus familiares.

Quando bem equipados e estruturados, estes espaços para idosos trazem benefícios biopsicossociais à vida das pessoas,  como a superação a determinados eventos da vida.

 

Outro benefício das creches é o convívio com outros frequentadores do espaço, propiciando a eles um resgate da vida social.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!