Primeiros Socorros

Acidentes com água-viva são comuns no verão. Saiba como socorrer

Por Redação Doutíssima 10/02/2015

Nesta época do ano, muitos turistas se deslocam para a praia para aproveitar as férias e curtir o verão. É nessa mesma época que muitos animais se reproduzem, inclusive a água-viva.

agua-viva

É preciso ficar atento aos acidentes provocados por seres que causam machucados. Foto: iStock, Getty Images

Esse animal, ao entrar em contato com a pele humana, pode causar irritação cutânea e, em casos mais graves, edema na glote e choque anafilático.

 

Como agir em casos de acidentes com água-viva

Segundo o especialista Marcelo Szpilman, biólogo formado pela UFRJ e diretor do Instituto Ecológico Aqualung, quando a vítima sentir a queimadura dentro da água, é importante se manter calma. Quanto mais a vítima se debate tentando se livrar da água-viva, mais os tentáculos, presos à pele da pessoa, inoculam veneno aumentando a sensação de queimação.

Veja como socorrer:

1. Saia da água

Saia da água calmamente e lave com água salgada a região atingida. Água doce intensifica a sensação de queimadura.

2. Remoção dos tentáculos

Não remova os tentáculos esfregando areia ou toalha. O ato de esfregar os tentáculos da água-viva estimula a liberação de mais veneno.

3. Use Vinagre

Banhe a região atingida com vinagre por 10 minutos. O vinagre neutraliza a ação do veneno.

4. Remoção de tentáculos restantes

Os tentáculos que ficarem presos na pele devem ser removidos com uma pinça.

5. Use água salgada

Lave o local novamente com água salgada e aplique por 30 minutos vinagre.

6. Medicamentos

Como a queimadura provoca dores e, até mesmo, reações inflamatórias, analgésicos e corticoides aliviam os respectivos sintomas. Nenhum medicamento deve ser ingerido sem prescrição médica.

7. Aplicação de líquidos

Não se deve aplicar perfumes, pós-barba, urina ou bebidas alcoólicas sobre as queimaduras, porque, em alguns casos, pode intensificar os efeitos colaterais do veneno, além de prolongar as dores na vítima.

8. Uso do gelo

Bolsa de gelo ajuda a diminuir a dor no local temporariamente.

9.  Remoção de tentáculos maiores

Remova os tentáculos maiores com a mão protegida por uma luva e com uma pinça.

10. Uso de analgésicos

A dor pode ser tratada com analségicos comuns como Novalgina e Tylenol. A morfina é utilizada somente em casos mais graves. Para evitar qualquer reação alérgica, é essencial que procure um médico.

11. Preste atenção

Fique atento, caso a pessoa, ao sair da água em estado eufórico, mude drasticamente de comportamento, mostrando-se calma e cooperativa. Esse comportamento pode significar difusão do Sistema Nervoso Central (choque neurogênico).

Atenção nos acidentes com água-viva

Em casos de alergia ou inflamação, aplique o corticoide Betnovat duas ou três vezes durante o dia. Esse procedimento também deve ser acompanhado por um médico.

Em casos que venha ocorrer uma infecção secundária, será necessário o uso de antibiótico de acordo com a gravidade. Não esqueça que é sempre importante seguir as orientações feitas pelo médico.

Segundo a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, desde o início de 2015, só no Rio Grande do Sul, já foram contabilizados 105 acidentes com água-viva. O Rio Grande do Sul instalou, em 2012, um sistema de notificação para que os órgãos responsáveis sejam informados e possam providenciar medidas de controle desses animais. Ao final do verão de 2013/2014 foram registrados 1.019 acidentes com água-viva.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!