Planos de Saúde > Saúde

Esclareça suas principais dúvidas sobre plano de saúde

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

As pessoas têm muitas dúvidas sobre plano de saúde ao contratar este tipo de serviço. Isso porque os convênios médicos são os campeões em termos de reclamações de usuários. Por este motivo, é preciso estar atento às regras para ter certeza que poderá contar com ele quando precisar.

 

duvidas sobre plano de saude

Antes de contratar seu convênio médico, saiba quais são os principais itens que tem de conhecer. Foto: iStock, Getty Images

Existem muitos tipos de plano de saúde no mercado, além de muitas operadoras que oferecem este serviço, por isso, é necessário pesquisar as melhores ofertas para contratar um plano que realmente vá entrar em seu orçamento e beneficiar a sua família.

Dúvidas sobre plano de saúde e as regras

 

Todas as regras dos planos de saúde estão na Lei 9.656/98 e é através dela que é possível esclarecer as principais dúvidas sobre plano de saúde. Veja quais são as principais regras do setor e tire todas as suas dúvidas sobre plano de saúde.

1. Tipo de contratos de planos de saúde

Uma das principais dúvidas sobre plano de saúde é sobre o tipo de plano contratado, já que existem três tipos de contratos. O primeiro deles é o contrato individual ou familiar, quando o consumidor ou pessoa física contrata um plano de saúde diretamente com a operadora.

Outro tipo de contrato é o de plano de saúde empresarial, onde uma empresa contrata uma modalidade de plano de saúde para os seus funcionários, e assim pode pagar o plano integralmente ou exigir uma parcela do empregado.

Um outro plano muito comum é o contrato por adesão, quando um profissional está associado a um sindicato ou associação e contrata o plano de saúde através delas.

2. Carência

Quando se contrata um plano de saúde, não é possível em seguida começar a utilizar os serviços, já que existe um prazo de carência e é neste ponto que muitas pessoas têm dúvidas sobre plano de saúde.

Segundo a lei, o prazo de carência é de 24 horas para urgências e emergências, 10 meses para partos e 6 meses para demais serviços previstos no contrato. Porém, se ao contratar um plano de saúde, o consumidor tiver algum tipo de lesão ou doença preexistente pode esperar 24 meses para tratar esta condição através do seu plano de saúde.

3. Valores

Entre as principais dúvidas sobre plano de saúde estão os valores. Eles são definidos através de faixa de idade, por isso, os mais jovens costumam pagar bem menos por um plano.

Além disso, a cobertura do plano e área de abrangência também podem definir o preço a pagar para a operadora do plano de saúde. Já nos casos de planos empresarial ou por adesão, os valores são definidos no contrato e podem ser bem inferiores aos da modalidade individual ou familiar.

4. Reajustes

Outra das dúvidas sobre plano de saúde é o reajuste. Segundo a lei que trata sobre os convênios médicos, nos planos de saúde contratados a partir de 1 de janeiro de 1999, os reajustes dos planos individuais podem ser feitos apenas em duas condições.

Uma delas é anualmente, na data de aniversário do contrato firmado com o plano e o outro é quando o usuário muda de faixa de idade.

5. Portabilidade

Se por um algum motivo você quiser mudar de plano de saúde, pode pedir a portabilidade de carência. Ou seja, não irá precisar esperar para utilizar os serviços do novo plano. Mas para ter este benefício é preciso ter no mínimo dois anos de contrato com o plano de saúde e estar com mensalidade em dia para poder pedir a portabilidade para o novo plano.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!