Qualidade de vida

Falta de tempo leva ao estresse. Saiba como se organizar

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

O estresse é considerado um dos males do século. Entre vários desencadeadores possíveis, a falta de tempo das pessoas ganha lugar de destaque na lista das causas.

falta de tempo

Criar rotina, anotar as tarefas e manter o foco podem ajudar a planejar o tempo. Foto: iStock, Getty Images

A ausência de planejamento e a perda de momentos importantes ao longo do dia mostram que o brasileiro não sabe gerenciar seu tempo. Com isso, acumular funções, criar situações de briga e prejudicar a saúde passam a ser consequências frequentes.

 

Falta de tempo e estresse no trabalho

 

A falta de tempo para fazer tarefas, a cada dia, maiores foi considerado pelos brasileiros como sendo o principal causador do estresse no trabalho.

Uma pesquisa feita pela associação internacional dedicada à prevenção e estudo do estresse, a International Stress Management Association, mostrou que 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo no ambiente corporativo. Medo de demissão e afastamento por motivos de saúde vêm em seguida.

 

Gerencie seu dia e elimine a falta de tempo da rotina

 

Certamente você já ouviu que planejamento é tudo na vida. Isso não é exagero, pelo contrário, é solução. O mesmo serve para você acabar com a falta de tempo durante o seu dia.

Planeje toda a sua semana. Deixe espaço para o inesperado, mas não se perca diante das armadilhas do dia. A seguir, preparamos uma lista com algumas dicas de como você pode eliminar a falta de tempo da sua rotina.

 

1. Se necessário, faça uma planilha

Crie o hábito de anotar o que você precisa fazer e que horas deve fazer. Ter uma agenda ajuda nessa organização, assim você não corre o risco de não esquecer nada no outro dia.

 

2. Viva o dia de hoje

Não se estresse com as tarefas do próximo dia. Não sofra pelo amanhã, viva o hoje. Esse é o melhor conselho.

 

3. Valorize seu tempo

Saber a duração provável de cada atividade do seu dia ajuda você a se organizar. Na hora de traçar o plano de ação, considere cada momento e elenque prioridades.

 

4. Siga em movimento

Se você é uma pessoa ativa, conseguirá cumprir todas as tarefas e não vai deixar nada para amanhã.

 

5. Crie uma rotina

Crie uma rotina até para você poder fazer suas tarefas domésticas. Não precisa fazer tudo em um único dia, divida os afazeres em dias distintos e tenha isso como regra. Assim você não cansa e mantém a casa sempre limpa.

 

6. Tenha uma dieta e faça exercícios

Atividade física acelera o metabolismo e melhora a energia. A dieta proporciona um corpo saudável e com todos os nutrientes. O resultado é uma pessoa mais feliz e disposta.

 

7. Poupe tempo

Não sofra nem demore fazendo suas coisas. Imponha limite ao tempo que você deseja fazer suas tarefas. Se você tem dificuldade em terminar as tarefas, marque a hora no relógio.

 

8. Elimine o pior primeiro

Faça, antes de qualquer coisa, aquilo que é mais chato e complicado. Depois, todas as demais tarefas serão mais fáceis e até prazerosas, pois seu referencial não é o que se pode dizer que é bom.

 

9. Mantenha o foco

Em alguns momentos, pode ser difícil, mas é importante que você não se distraia com coisas sem importância. Além de roubar seu tempo, isso impede que você siga o seu planejamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!