Planos de Saúde

Por que é tão difícil garantir saúde para todos?

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

Um dos maiores questionamentos sociais, frequente nas rodas de conversa em qualquer ambiente, é sobre a dificuldade que se tem em garantir saúde para todos.

 

Realmente, é comum pensarmos que pagamos elevados impostos e que o governo arrecada bastante dinheiro, e que mesmo assim não consegue oferecer um atendimento de saúde digno na rede pública, obrigando muitas pessoas a recorrerem a convênios de saúde particulares.

saude para todos

O questionamento permeia conversas em todas as esferas sociais. Foto: iStock, Getty Images

O que impede a saúde para todos?

 

A resposta para a questão não é fácil de ser respondida. São inúmeros os problemas que impedem a garantia de saúde para todos com qualidade, e eles passam pelos mais diversos campos.

Muitas vezes, há falta de profissionais de saúde para atender em locais mais remotos. Não raro, falta infraestrutura básica para um atendimento ou para a realização de um exame. Além disso, as finanças públicas, muitas vezes, não estão em dia e, assim, fica extremamente complicada a realização de um investimento significativo nessa área tão importante.

 

Saúde para todos na teoria

 

Quer conhecer um pouco mais sobre os problemas que impedem a garantia de saúde para todos? Confira abaixo um pouco mais sobre eles.

1. Mais Médicos: escancarando um problema

 

Em 2013, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar sobre questões com as quais estavam inconformadas, e dentre essas questões uma bastante recorrente foi a necessidade de saúde para todos.

Para dar uma resposta rápida à sociedade, o governo preparou um programa denominado Mais Médicos, com vistas a enviar aos locais que necessitassem profissionais que neles ficariam lotados.

Oferecendo uma bolsa de valor razoável, o programa Mais Médicos foi inicialmente destinado a profissionais da saúde do Brasil que tivessem interesse em participar. E a pouca adesão dos médicos brasileiros demonstrou que, realmente, para alguns lugares é necessário recorrer a estrangeiros.

Nesse contexto e buscando uma saúde para todos, o governo viu-se obrigado a abrir o programa para brasileiros sem diploma de medicina revalidado no Brasil e também para estrangeiros. Como mesmo assim as vagas não foram integralmente preenchidas, foi necessária a celebração de um convênio, como o feito com Cuba.

2. Estrutura também pesa

Mostra-se precipitado culpar, porém, apenas os médicos por essa defasagem de profissionais em determinados locais. É que um dos principais obstáculos para a saúde para todos é justamente a falta de estrutura em determinados locais – um dos motivos que, muitas vezes, leva os médicos a desistirem de atender nessas regiões.

E, de fato, uma estrutura mínima é sem dúvida um dos requisitos para a garantia de saúde para todos. Não é preciso ir longe para entender o porquê, pois a realização de exames e de procedimentos mais complexos são meios para os médicos exercerem as suas atividades, meios esses dos quais eles ficam privados em determinados locais.

3. Investimentos são necessários

 

Muitos apontam para o governo federal quando a questão é cobrar uma saúde para todos, mas a verdade é que essa é uma obrigação de todos os entes federados, ou seja, União, Estados e Municípios. As reclamações direcionam-se à União, porém, porque ela é a que mais arrecada com tributos.

Trata-se de uma cobrança mais do que legítima, pois resolver os problemas e garantir uma saúde para todos é algo extremamente importante e que não pode ser deixado para um segundo plano.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!