Planos de Saúde > Saúde

Quais são os desafios da saúde pública?

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

Os problemas relacionados com a saúde pública são, sem dúvida, um dos principais desafios a serem superados para a garantia do bem-estar dos brasileiros. Em 2013, quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar sobre uma série de questões, entre as mais importantes pautas estavam as mazelas que acometem a saúde pública brasileira.

saude pública

Falta de estrutura, planejamento e profissionais são as principais barreiras na saúde. Foto: iStock, Getty Images

Engana-se, porém, quem pensa que resolver esse problema é algo fácil. Pelo contrário, nos dias atuais o Brasil enfrenta defasagem em diversas áreas da saúde pública, tais como recursos humanos e infraestrutura – além de, por óbvio, a falta de planejamento.

Saúde pública tem déficit de médicos

 

Uma das grandes questões que envolvem a saúde pública é a falta de pessoal em locais mais remotos do País. Pesquisas indicam que no Brasil, a distribuição dos profissionais da medicina é extremamente desigual, havendo muita concentração em locais mais desenvolvidos, e pouquíssima naqueles que ainda precisam se desenvolver.

Uma das medidas do governo brasileiro para tentar superar essa situação que acomete a saúde pública foi implementar o programa Mais Médicos, trazendo profissionais estrangeiros para atuarem especificamente nesses locais mais distantes.

O programa, entretanto, não foi bem visto pela classe médica, que reclama que é preciso dar mais atenção aos profissionais do País, desenvolvendo e implementando um plano de carreira para que tais lacunas possam ser supridas.

Saúde pública não tem infraestrutura

 

Não é apenas na questão da má distribuição de profissionais que a saúde pública brasileira está mal. Além da falta de pessoal, muitos locais não possuem a estrutura adequada para o atendimento de pacientes – essa, inclusive, é outra reclamação da classe médica.

Realmente, nem sempre a simples colocação de profissionais em locais mais distantes resolve o problema, já que muitas vezes são necessários atendimentos mais especializados e a realização de exames mais complexos.

E isso obriga os médicos a encaminharem os pacientes para grandes centros, o que nem sempre ocorre com sucesso, em razão da precariedade do transporte e da falta de condições financeiras.

Planejamento é igualmente necessário

 

A falta de planejamento para a saúde pública é, certamente, outro grande desafio a ser superado. Com bons planos de ações e medidas educativas, é possível diminuir bastante todos os percalços que afetam a saúde pública brasileira.

Em Cuba, por exemplo, há um programa bastante desenvolvido de medicina preventiva, em que os médicos atuam antes do problema, prevenindo-o, e não de forma ostensiva, tentando solucioná-lo.

Vale dizer que a medicina cubana é reconhecida mundialmente como referência na área da saúde, e talvez essa atuação preventiva dos médicos seja uma das explicações do porquê isso ocorre.

É preciso considerar, entretanto, que o Brasil é um país com dimensões absurdamente maiores que as daquele país, e por isso a implementação de programa semelhante aqui talvez não seja assim tão simples.

Perspectivas para o futuro

 

A saúde pública é sempre assunto recorrente em épocas eleitorais, e por isso sempre há a expectativa de que no início de um novo governo, medidas possam ser tomadas para solucionar os problemas nesta área. No caso do Brasil, recursos não parecem faltar, mas sim a boa administração deles.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!