Planos de Saúde > Saúde

Saiba por que é essencial desenvolver programa de saúde nas escolas

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

O desenvolvimento e a implementação de programa de saúde nas escolas é uma questão importantíssima na tentativa de superar os problemas que assolam a saúde pública brasileira. Atender esse público específico da maneira correta, realizando e apresentando um bom programa de saúde, pode ser o caminho para tempos melhores.

programa de saude

As crianças aprendem e repassam aos pais e familiares as lições vistas em sala de aula. Foto: iStock, Getty Images

Além de atender uma parcela da população que é o futuro do nosso país, a implementação de programa de saúde na escola tem outra vantagem. Como as crianças estão em época de aprendizado, podem levar as boas dicas e os conhecimentos adquiridos para casa, expandido assim o círculo de alcance das informações que lhe foram repassadas.

A resposta sobre o porquê é essencial o desenvolvimento de um programa de saúde nas escolas é bastante complexa. Para aqueles que não conhecem a realidade dos diversos cantos do Brasil, e moram em um local mais desenvolvido, talvez não seja tão aparente, mas em muitos outros lugares as pessoas acabam adoecendo em razão da desinformação.

Programa de saúde para os pais

 

Através de um programa de saúde nas escolas, é possível levar às crianças e, por extensão, aos seus pais, conhecimentos que são essenciais para a detecção de doenças – como a explicação dos sintomas, por exemplo.

De posse dessas informações, as pessoas saberão, assim, a hora de procurar um médico especialista, diminuindo casos de avanço de moléstias pela ausência de busca de atendimento.

Através de um programa de saúde nas escolas, pode-se monitorar e controlar a saúde dos pequenos desde cedo, o que é essencial para o futuro da nação. Não bastasse isso, as crianças podem receber alimentação adequada e balanceada, o que é bastante importante na prevenção do aparecimento de condições de saúde.

Governo e programa de saúde

 

Instituído pelo Decreto nº 6.286/07 e vinculado ao Ministério da Saúde, no Brasil atualmente está em vigor o Programa Saúde na Escola (PSE).

Voltado para os estudantes dos níveis básicos, esse programa de saúde visa colaborar, através de ações que envolvam a promoção, a prevenção e a atenção à saúde, com a formação integral dos estudantes, enfrentando eventuais vulnerabilidades que elas possam apresentes em idade escolar.

Para isso, foram desenvolvidos cinco componentes e linhas principais a serem seguidas. A primeira delas, como não poderia deixar de ser, é a avaliação da condição de saúde dos destinatários do PSE, que são os estudantes do ensino básico das escolas públicas.

A segunda é a realização de atividades que envolvam a prevenção, seguida pela terceira, que é a educação e capacitação do corpo docente que lida diariamente com os jovens, para que possam instruí-los. Por fim, há o monitoramento e a avaliação rotineira da saúde dos estudantes, bem como das iniciativas relacionadas ao próprio programa.

Em termos práticos, através do PSE podem ser feitas diversas ações, que envolvem desde a avaliação clínica e nutricional, com a consequente promoção da alimentação saudável, indo até mesmo à prevenção do uso de drogas.

Há uma atenção especial, ainda, para a promoção de ações relativas à saúde sexual e reprodutiva, tão necessária nessa idade. Por fim, há preocupação com a diminuição de mortes infantis em razão de acidentes ou violências.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!