Planos de Saúde > Saúde

Todo plano de saúde cobre cirurgia bariátrica? Veja

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

Muitas pessoas que sofrem com a obesidade se perguntam se o seu plano de saúde cobre cirurgia bariátrica. Isso por que este é um dos tipos de cirurgia com mais negativas dos planos, o que acaba confundindo muita gente.

 

plano de saúde cobre cirurgia bariatrica

Há regras e direitos neste quesito, procure saber de tudo para ser amparado. Foto: iStock, Getty Images

O fato é que a obesidade é uma doença que pode trazer graves consequências como diabetes, hipertensão, entre outras.

A partir disso, os órgãos que regulam o setor de convênios médicos entendem que os planos de saúde devem cobrir qualquer tipo de procedimento que coloca em risco a saúde de uma paciente, e neste caso inclui a cirurgia bariátrica.

Plano de saúde cobre cirurgia bariátrica: motivos

 

E isso pode ajudar uma pessoa a perder peso de uma maneira mais eficaz.  Por outro lado, quando este tipo de cirurgia não possui a comprovação de ser necessária por motivos de saúde e sim por motivos estéticos, o plano de saúde pode recusar pagar pelo procedimento.

Saiba se todo plano de saúde cobre cirurgia bariátrica e como agir se o seu convênio negar a sua realização.

O que diz a lei

 

Segundo as regras das operadoras, o plano de saúde deve cobrir todo o procedimento que pode prejudicar a saúde do usuário. Ou seja, quando uma pessoa está doente e precisa da assistência do convênio, este é obrigado a dar a assistência necessária. Porém, ficam de fora as cirurgias estéticas, como as cirurgias plásticas.

Muitos planos de saúde alegam que a pessoa já tinha este problema quando o contrato, e que isso pode configurar uma doença preexistente, o que resultaria em um prazo maior para utilização do plano.

Além disso, para provar que realmente você precisa de uma cirurgia bariátrica, é necessário documentar o seu histórico de consultas, mostrando todas as alternativas que buscou para perder peso, além de exames que comprovem a necessidade desta cirurgia.

Segundo as regras, uma pessoa deve ter um IMC maior de 35 para se candidatar a uma cirurgia bariátrica.

Como ver se o plano de saúde cobre cirurgia bariátrica

 

Se você precisa realizar uma cirurgia bariátrica, mas por um acaso o seu plano de saúde negou a cobertura deste procedimento, você pode recorrer à justiça.

Antes de tudo, procure ler todas as cláusulas contidas no contrato de adesão do plano, assim vai saber se o seu plano de saúde cobre cirurgia bariátrica ou não e em que condições.

Se não encontrar nada a respeito, faça uma reclamação na ANS, a agência que regulamenta e fiscaliza os planos de saúde (www.ans.gov.br). O próximo passo é buscar na justiça este direito através do plano de saúde. Existem muitas decisões favoráveis aos usuários de planos de saúde que tiveram a cirurgia negada pelo plano.

Mas se você comprovar que este procedimento não é apenas estético, seu plano de saúde cobre cirurgia bariátrica e tudo deve correr como mandam as regras previstas pelos órgãos reguladores.

Além disso, quando uma pessoa perde muito peso, talvez seja necessária fazer outra cirurgia para a reparação do excesso de pele, e neste caso, ela também deve ser coberta pelo plano, já que não é de caráter estético, mas sim de saúde.

Enfim, conheça mais sobre seu contrato com o plano de saúde e busque seus diretos depois que descobrir que o plano de saúde cobre cirurgia bariátrica, mas negou este procedimento a você.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!