Planos de Saúde > Saúde

Você sabe o que é saúde pública? Entenda

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

Em época de eleições, sempre ouvimos nas propagandas eleitorais e nos debates os candidatos falarem, e muito, sobre a saúde pública. Mas você sabe o que é saúde pública?

o que e saude publica

Conceito ainda gera dúvidas entre a população, bem como as obrigações de Estado e sociedade. Foto: iStock, Getty Images

Existem diversos conceitos e posições que definem o que é saúde pública mas, basicamente, um dos mais aceitos é o que a define como a ciência que visa à prevenção de doenças e o prolongamento da vida humana.

Conceito sobre o que é saúde pública

 

Essa definição, porém, parece bastante incompleta já que não responde o que é saúde pública de forma completa. A questão é que, para a saúde pública, a prevenção das doenças e o prolongamento da vida deve se dar através de medidas que provenham não só do Estado, mas também da própria sociedade.

Realmente, na ordem constitucional do Brasil, por exemplo, a saúde pública está prevista no capítulo que fala da seguridade social, cujas ações devem ter a iniciativa tanto do Poder Público como da própria sociedade.

Quando pensamos sobre  o que é saúde pública, entretanto, logo lembramos do governo. E isso não é à toa, já que é o governo que normalmente toma, ou deveria tomar, as iniciativas nesse campo.

O governo é o responsável por organizar políticas e promover programas que melhorem o sistema de saúde do Brasil – o Mais Médicos, por mais que se possa discutir sua qualidade, foi feito justamente com esse intuito.

Além disso, o grande programa de medicina do Brasil nos dias atuais é o Sistema Único de Saúde (SUS), uma iniciativa do governo federal e que conta com a participação dos demais entes federados.

Embora seja constantemente alvo de críticas por causa da má prestação de serviços, um olhar sobre o SUS e todas as questões que ele envolve é uma boa opção para entendermos o que é saúde pública. Ou o que deveria ser.

É normal reclamarmos das iniciativas do governo, muitas vezes sem sequer saber o que é saúde pública. Precisamos reconhecer, entretanto, que ela vem dando passos importantes à frente, evoluindo sistematicamente com o passar do tempo.

Talvez você não saiba, mas logo que o Brasil foi descoberto, não havia programa algum desenvolvido para promover a saúde na sociedade, e as pessoas nessas épocas utilizavam-se ou de remédios caseiros ou de suas próprias crenças para buscar a tão esperada cura.

A partir daí, algumas Santas Casas de Misericórdia surgiram, mas o catalizador da transformação da saúde pública no Brasil foi a chegada da família real de Portugal ao País – época que coincide com as primeiras faculdades de medicina do Brasil.

Definição sobre o que é saúde pública

Engana-se quem pensa que saúde pública é apenas a proposta de curar doenças e tratar pessoas enfermas. Em realidade, a saúde pública é muito mais abrangente que essa questão.

É que a saúde pública envolve questões relacionadas a ela, como ações que busquem melhorar o saneamento básico de determinadas regiões, impedindo assim a proliferação de bactérias e doenças.

Além disso, envolve também a saúde pública a boa alimentação da população, através de programas nutricionais que são desenvolvidos, e que tem um importante papel na prevenção de doenças.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!