Cabelos

Conheça os principais cuidados com cabelos cacheados

Por Redação Doutíssima 12/02/2015

Há anos, as mulheres brasileiras escondem seus cachos atrás de chapinhas e demoradas escovas. Mal sabem elas que, se tiverem uma rotina de cuidados com cabelos cacheados, terão fios lindos e cachos maravilhosos.

cuidados com cabelos cacheados

Aceitar os cachos é o primeiro passo para se relacionar bem com o seu cabelo. Foto: iStock, Getty Images

Aceitar que seu cabelo não é liso e nunca será é o primeiro passo para se libertar de uma ditadura de processos que só danificam os fios. Assim, é possível se preocupar com os cuidados com cabelos cacheados.

Blogueiras e cuidados com cabelos cacheados

Nos últimos cinco anos, o padrão de beleza dos fios tem mudado. Os cachos já não têm sido demonizados e estão, pouco a pouco, sendo aceitos pela sociedade e, principalmente, pelas donas das ondinhas.

Dentro desse novo contexto, surgiram vários blogs em que meninas comuns dividem suas experiências com outras internautas sobre os cuidados com cabelos cacheados que elas mantêm.

Um dos principais destaques fica por conta dos relatos sobre autoconfiança, de como se sentem mais seguras e bonitas ao assumir os seus cachos. Vale a pena participar de um.

Cuidados com cabelos cacheados: a transição

 

Assim que a menina decide que irá assumir seus cachos, começa um processo longo, chamado de transição. Neste momento, é hora de parar de usar produtos que alisam os fios e também de abandonar a chapinha e começar uma série de cuidados com cabelos cacheados que virão.

Isso implica usar produtos que ajudam no tratamento e restauração dos fios. Hidratação semanal e adotação de um cronograma capilar pode ajudar neste processo, que pode ser longo e durar mais de um ano.

 

Agora, se você é daquelas sem paciência e que não têm medo de radicalizar, o big chop pode ajudar. Esse termo em inglês é usado para falar sobre o ‘grande corte’, ou seja, passar a tesoura nos cabelos lisos para esperar pelos cachos nascerem sem interferência.

Mas é preciso ter em mente que essa atitude radical muda a maneira de você se ver no espelho, dá outra forma ao seu rosto e pode até assustar num primeiro momento.

 

Truques que ajudam a cuidar dos cachos

 

1. Hora de dormir

Durma com touca de cetim. Isso ajuda o cacho a ficar belo quando você acordar.

2. Momento de corte

 

Na hora de cortar o cabelo, prefira corte a seco.

3. Lavagem dos cabelos

Não lave seus cachos todos os dias. Para modelá-los pela manhã, passe um leave-in e mexa com as mãos, puxe para cima e para baixo, como se estivesse acordando o cacho.

4. Black power

Use um garfo de cozinha para fazer um black power maravilhoso.

5. Difusor

Fique atenta à temperatura do difusor, muito calor danifica os fios.

6. Hidratação

Hidrate o cabelo durante o banho. Use uma máscara de tratamento antes do condicionador.

 

Liberte-se e não fique neurótica

 

Os cuidados com cabelos cacheados devem fazer parte da rotina. Afinal, eles precisam um pouco mais de tempo para ficarem impecáveis. Mas isso não quer dizer que você deve ficar refém de processos e produtos.

Não adianta sair da ditadura da chapinha para cair na cilada do cacho perfeito. Aprenda a respeitar seus fios, tenha paciência no processo de crescimento e conte com o auxílio de lenços, faixas e outros adereços para serem usados na cabeça.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!