Saúde Mental

Saiba como enfrentar os principais tipos de fobia

Por Redação Doutíssima 12/02/2015

Há vários tipos de fobia que são capazes de paralisar uma pessoa, mesmo que para outros isso não faça nenhum sentido. Por exemplo, o que dizer de uma pessoa que entra em completo pânico ao ver uma barata – ou se deparar com alguns pouco metros de altura, ou ainda somente ao ver fotos de cobra?

tipos de fobia

As fobias ocorrem quando o cérebro interpreta a situação vivida como perigosa. Foto: iStock, Getty Images

O que acontece é uma reação química desencadeada pelo cérebro, que entende que a pessoa está diante do perigo. Ao interpretar dessa maneira, o órgão libera uma descarga extra de adrenalina e outras substâncias que provocam sintomas como taquicardia, suor em excesso, boca seca e tremores.

Enfrentar os vários tipos de fobia é preciso

Independente de qual sejam os tipos de fobia, todos precisam ser tratados. Mesmo que a pessoa não encontre o causador do pânico todos os dias, em algum momento, ela poderá passar por alguma situação em que o medo provocará a paralisação.

Além do mais, o preconceito ronda o problema. A psicoterapia é o melhor remédio para acabar com o mal. A meditação também consegue ajudar algumas pessoas. A intenção de qualquer uma delas é fazer o cérebro entender que todos os tipos de fobia são medos exagerados provocados por ele e não um risco real.

Conheça alguns dos tipos de fobia mais frequente

É normal as pessoas se assustarem com insetos, gritarem e pisoteá-los. Ao contrário do que muitos podem pensar, não é exclusividade das mulheres. Mas isso só vira problema quando o medo deixa o corpo paralisado.

A origem dos vários tipos de fobia existentes tem relação com a história de vida da pessoa e pode estar vinculado a um trauma de infância, por exemplo. Separamos 5 tipos de fobia que mexem com a cérebro de algumas pessoas.

1. Fobia social

 

Para que se caracterize fobia, a pessoa precisa passar por algo extremo diante de uma plateia. Como ter crise de diarreia ou mesmo desmaiar. Em alguns casos, a pessoa, depois de passar pelo episódio, isola-se e corre o risco de ter depressão.

2. Acrofobia

A fobia envolvendo o medo irracional de altura é, de certo modo, comum. Para ser considerado acrofobia, a pessoa deve estar em um lugar onde a altura não oferece risco, como em cima de uma cadeira.

3. Catsaridafobia

O nome pode ser estranho, mas o causador da fobia é muito comum. As baratas são as responsáveis pela catsaridafobia. Ao se deparar com uma, a pessoa entra em verdadeiro pânico.

4. Nictofobia

Já pensou em ter medo da noite ou do escuro? Quem sofre de nictofobia, sabe muito bem qual o sentimento diante da escuridão. Esta fobia é comum em crianças e rara em adultos.

5.Alectorofobia

Elas são bonitinhas e até engraçadas, mas para algumas pessoas motivo de verdadeiro pânico. As galinhas são capazes de fazer um pessoa ter a certeza de que irá morrer ao encontrar uma penosa.

 

6. Pogonofobia


As barbas masculinas são fonte de terror para algumas pessoas. A pogonofobia faz com que a pessoa não consiga ver barbas ao vivo nem pela televisão ou por fotografias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!