Esporte

Natação emagrece e define? Conheça os benefícios do exercício

Por Redação Doutíssima 15/02/2015

Um dos esportes mais completos que existe, a natação emagrece e define o corpo em pouco tempo de prática. Um treino bem estruturado, no qual haja esforço físico contínuo, é capaz de eliminar as gorduras mais difíceis e localizadas.

natacao emagrece e define

Natação é ótima alternativa para quem quer emagrecer sem sofrer impacto no chão. Foto: iStock, Getty Images

A natação emagrece e define apenas quando o coração acelera os batimentos e transmite impulsos para o metabolismo queimar calorias. Portanto, é fundamental aumentar o ritmo dos exercícios, para que os músculos não caiam na rotina e parem de ter efeito emagrecedor.

Por ser um esporte complexo, a natação emagrece e define quase todas as partes do corpo. Ela age nas regiões dos glúteos, coxas, cintura, abdômen, braços, peito e costas.

 

Natação emagrece e define e traz benefícios

 

Que a natação emagrece e define o corpo nós já sabemos, mas quais os outros benefícios que ela traz para a nossa saúde? A resposta para esta pergunta é: muitos. Confira:

1. Coração

Ao nadar, você elimina também a gordura que rodeia o coração, o que facilita a passagem do sangue para os outros órgãos. Além disso, o coração fica mais fortalecido com a atividade, reduzindo, assim, os riscos de doenças cardíacas.

2. Pulmões

A natação exercita os pulmões e os músculos das paredes torácicas. Os pulmões ficam mais fortes e a oxigenação do corpo melhora.

3. Articulações

A flexibilidade e lubrificação de tendões e articulações aumentam. Por isso, o esporte é indicado para pessoas que sofrem de artrose.

4. Lesões

Por ser um esporte praticado na água, não há o impacto com o solo, o que diminui os riscos de lesões e dores.

5. Envelhecimento

É comprovado cientificamente que a natação diminui os sintomas do envelhecimento. Quem nada em torno de cinco quilômetros todos os dias por um longo período de tempo, poderá retardar o envelhecimento em até 25 anos.

6. Condicionamento físico e reflexos

Praticar a natação regularmente também aumenta os reflexos e o condicionamento físico. A transmissão dos estímulos nervosos de um nadador é melhor e maior do que a de uma pessoa que não pratica o esporte e é até 20 anos mais jovem.

7. Mente

O esporte também é um ótimo instrumento de lazer e um eficiente remédio contra o estresse.

 

Natação emagrece e define, mas precisa de cuidados

 

A natação é também um esporte democrático, já que pode ser praticado por bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Mas, para que o esporte não prejudique a sua saúde, é preciso ter alguns cuidados, entre eles:

1. Professor

 

Ter o acompanhamento de um profissional de educação física.

2. Proteção

Usar filtro solar no caso de a piscina ser em um local aberto.

3. Olhos

Usar óculos de natação para não entrar cloro nos olhos.

4. Ouvidos

Usar tampões nos ouvidos.

5. Aquecimento

Antes de entrar na água, sempre aquecer o corpo.

 

Exercícios para os glúteos e pernas

 

A natação emagrece e define, por isso, confira um exercício para fortalecer suas pernas e glúteos:

Fique em pé, na piscina, com a água pela cintura. Contraia os músculos dos glúteos e estique a perna esquerda para trás, volte ao normal e estique a direita. Faça 10 repetições em cada perna.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!