Primeiros Socorros

Entenda o que é a massagem cardíaca e veja como fazer

Por Redação Doutíssima 01/03/2015

A massagem cardíaca é a maneira mais rápida de socorrer uma pessoa que esteja sofrendo uma parada cardíaca antes da chegada de uma ambulância e de um médico.

massagem cardiaca

Massagem e respiração boca a boca são técnicas para ajudar a socorrer uma pessoa. Foto: iStock, Getty Images

Importância da massagem cardíaca

Quando o coração de uma pessoa para, o bombeamento de sangue para órgãos vitais, como o cérebro e os pulmões, também é interrompido.

Em casos mais graves, há também a parada de oxigenação dos órgãos, o que se denomina parada cardiorrespiratória. Para reanimar a pessoa que esteja passando por uma dessas paradas, é fundamental realizar a massagem cardíaca intercalada com a respiração boca a boca.

 

Como fazer uma massagem cardíaca

 

A massagem cardíaca é um procedimento simples e que pode salvar muitas vidas. Entretanto, são poucas as pessoas que sabem realizar corretamente ou se sentem seguras para fazê-la. Pensando nisso, muitas escolas já incluem em seu cronograma aulas de primeiros socorros.

Confira a seguir o passo a passo de como realizar uma massagem cardíaca com respiração boca a boca corretamente:

1. Fale

 

Antes de fazer qualquer coisa, tente chamar a pessoa que está desmaiada. Aperte sua mão, braço, pés ou pernas e veja se ela acorda, pois às vezes pode ser apenas um mal súbito ou queda de pressão.

2. Reanime

Caso a pessoa não acorde, passe para os procedimentos de reanimação.

3. Ajuda

Peça a ajuda de uma segunda pessoa para realizar o procedimento. Uma deve fazer a massagem e outra, a respiração boca a boca.

4. Roupa

Abra a blusa da vítima, estique o pescoço dela e puxe levemente a cabeça para trás.

5. Boca

Coloque uma mão no peito da pessoa e aproxime seus ouvidos da boca para verificar se ela ainda está respirando.

6. Respiração

Você, ou quem estiver lhe ajudando, deve primeiramente fazer a respiração boca a boca da seguinte maneira: tampe o nariz da pessoa com o seu dedos polegar e indicador; abra a boca da vitima e cubra com a sua, assoprando duas vezes. Cada assopro deve ter o intervalo de dois segundos.

7. Tórax

Feito isso, verifique se o tórax da vitima se moveu. Se não, verifique se não há nada obstruindo a passagem do ar na boca ou garganta da pessoa, se tiver retire imediatamente.

8. Massagem

É hora da massagem. Posicione-se acima da vítima, de maneira que conseguirá colocar seu peso sobre o peito dela.

9. Osso do peito

Coloque sua mão direita logo abaixo do osso no centro do peito da pessoa, entre os mamilos e coloque a mão esquerda sobre a direita, ambas espalmadas.

10. Pressione

Pressione o peito da vitima com as duas mãos por 30 vezes. Cada flexão deve durar menos de um segundo e a massagem, menos de 18 segundos.

11. Respiração

Depois das 30 massagens, faça de novo a respiração da mesma maneira seguida de nova massagem. O procedimento deve ser continuado até a chegada de um médico.

Durante a massagem cardíaca, tente afundar suas mãos por cinco centímetros no peito da pessoa para alcançar o coração. Entre uma flexão e outra, espere o tórax subir até o nível normal para encher o coração de sangue novamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!