Medicina Alternativa

Confira os 5 benefícios da acupuntura chinesa

Por Redação Doutíssima 02/03/2015

A acupuntura chinesa tem sido praticada há milhares de anos. A terapia da acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele do paciente, em pontos específicos no corpo e em várias profundidades. Ainda não se tem certeza sobre como a acupuntura funciona cientificamente. No entanto, sabe-se que ela tem alguns benefícios terapêuticos, incluindo o alívio de dores e de náuseas causadas pela quimioterapia, e até emagrecimento. De acordo com a teoria da medicina tradicional chinesa, os pontos de acupuntura estão localizados em meridianos através dos quais a energia vital é produzida. Não há nenhuma prova histológica, anatômica ou científica de que esses meridianos ou pontos de acupuntura existam.
.

acupuntura chinesa

Foto: Shutterstock;  A acupuntura é capaz de trazer inúmeros benefícios para o corpo

.

Tratamento com acupuntura chinesa:

.
1. A acupuntura chinesa geralmente envolve vários tratamentos semanais ou quinzenais, sendo que a maioria deles consiste em até 12 sessões. Uma visita a um profissional especializado em acupuntura irá envolver um exame e uma avaliação da condição do paciente, a inserção de agulhas, e conselhos sobre autocuidado. A maioria das sessões dura cerca de 30 minutos.
.
2. O paciente será convidado a deitar-se, dependendo do local necessário onde haverá as inserções. O acupunturista deve usar agulhas esterilizadas descartáveis de uso único. A partir do momento no qual agulhas forem inseridas, o paciente deve senti-las, mas inicialmente sem dor.

.
No entanto, quando a agulha atinge a profundidade certa, às vezes, pode haver uma sensação de dor. Por vezes, as agulhas são aquecidas ou estimuladas com eletricidade após a inserção. Uma vez inseridas, as agulhas devem permanecer no corpo do paciente por cerca de 20 minutos.

.

Benefícios do tratamento com acupuntura:

.

acupuntura chinesa

Foto: Shutterstock; A acupuntura pode reduzir significativamente a quantidade de dor pós cirurgia

.

1. O uso da acupuntura pode aliviar a dor e náuseas após uma intervenção cirúrgica, de qualquer natureza. Usar acupuntura antes e durante a cirurgia reduz significativamente o nível de dor e a quantidade de analgésicos potentes necessários pelos pacientes após a cirurgia, de acordo um estudos científicos.

.

2. Um estudo descobriu que a acupuntura pode ajudar a melhorar os sintomas de indigestão comumente experimentados por mulheres grávidas.

.

3. Alguns estudos têm indicado que a acupuntura pode ajudar no tratamento da redução da dor nas costas, fibromialgia, enxaqueca, dor pós-operatória nos dentes, hipertensão e osteoartrite, bem como a náusea induzida pela quimioterapia e vômitos.

.

4. Quando realizada corretamente é um processo seguro, com muito poucos ou nenhum efeito colateral.

.

5. É uma combinação de tratamento muito eficaz no controle de alguns tipos de dor, podendo ser considerada para pacientes que não respondam de modo positivo aos medicamentos para a dor, ou que não queiram tomar medicamentos para a dor.

.

Cuidados a serem tomados na acupuntura:

.

  • É perigoso se a pessoa tiver um distúrbio na circulação sanguínea, que possa levar a sangramentos, devendo o profissional se certificar se o paciente está tomando anticoagulantes, pois pode haver sangramento, hematomas e dor nos locais de inserção.
    .
  • Se as agulhas não forem esterilizadas de maneira adequada poderão causar infecção ao paciente.

.

Os pontos de acupuntura são vistos por médicos ocidentais como lugares onde os nervos, músculos e tecido conjuntivo podem ser estimulados.  Os acupunturistas dizem que a estimulação aumenta o fluxo de sangue e, ao mesmo tempo, provocando a atividade de analgésicos naturais do próprio corpo humano. Boa sorte e cuide-se!

.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!