Sintomas de Gravidez

Menstruação atrasada significa gravidez? Entenda

Por Redação Doutíssima 06/03/2015

Muitas mulheres relacionam a menstruação atrasada à gravidez, porém o sintoma pode ter outras causas. Você sabia que o ciclo pode atrasar até dez dias, e nem por isso você estará grávida? É isso mesmo. Portanto, guarde o seu desespero e confira os possíveis motivos do atraso.

menstruacao atrasada

O estresse e a alimentação incorreta podem ajudar a desregular o ciclo menstrual. Foto: iStock, Getty Images

4 possíveis causas para a menstruação atrasada

 

Por mais que se pense em gravidez, existem outros motivos para o período menstrual atrasar. Entretanto, não esquecer de procurar seu ginecologista.

 

1. Gravidez

 

Vamos começar pelo motivo mais óbvio, mas também o mais temido ou esperado (dependendo da mulher e da situação) da menstruação atrasada, a gravidez. Se você teve relações sexuais sem o uso de preservativos nos últimos meses, é melhor se preparar.

 

Primeiro, é importante ter a certeza de que você fez as contas certas, pois talvez haja um erro de cálculos e seu ciclo não esteja atrasado. Contudo, se você está certa de que ocorreu o atraso e sua menstruação costuma ser regular, é hora de fazer um teste de farmácia.

 

2. Estresse

 

Os nervos à flor da pele também podem influenciar no ciclo menstrual desregular. A perda de alguém, problemas no trabalho e em casa, o nervosismo e a ansiedade prejudicam o funcionamento do organismo.

 

Nessas situações, há redução na produção de hormônios como o cortisol e o GnRH, responsáveis pela regularidade da menstruação. Além disso,  a insônia também prejudica as funções do corpo humano.

 

3. Medicações

 

Outro possível motivo para a menstruação atrasada é a troca de método ou de pílula anticoncepcional. Cada uma destas técnicas possui um tipo diferente de hormônio, e a sua substituição pode causar uma falha temporária no ciclo.

 

Além disso, se você estiver fazendo algum tratamento médico, os remédios também poderão alterar a liberação de hormônios e, por consequência, o dia de sua menstruação.

 

4. Alimentação

 

A falta ou escassez de nutrientes específicos em seu organismo é uma possível causa para o atraso. Quem sofre com distúrbios alimentares, como a anorexia, também tem o ciclo desregulado.

 

Tecnologia e menstruação atrasada

 

Qual mulher nunca errou nas contas e achou que estava com a menstruação atrasada? Confiar na memória não é o mais indicado, ainda mais quando você tem os dias corridos e se esquece de anotar o primeiro dia do ciclo do mês anterior.

 

Para facilitar a sua vida, existe o aplicativo WomanLog, que está disponível gratuitamente para Android e Iphone. Ele é uma espécie de tabelinha eletrônica que lhe mostra seus dias férteis e o início e fim do ciclo menstrual.

 

Além disso, ele emite relatórios trimestrais com todas as informações necessárias para você mostrar ao seu ginecologista. Entretanto, usar ele não libera você do uso de preservativos e métodos anticoncepcionais.

 

O que fazer se a menstruação atrasar?

 

Se sua você está com a menstruação atrasada e tem certeza de que não está grávida, o melhor é esperar. Em casos de estresse, tente se livrar das angústias e da ansiedade e sua menstruação logo voltará ao normal.

 

Para ajudar a liberar o ciclo, tome chás de canela e mantenha uma alimentação regrada, livre de gorduras e rica em nutrientes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!