Sintomas de Gravidez

Teste de gravidez de farmácia é confiável? Descubra!

Por Redação Doutíssima 19/03/2015

Ao menor sinal, as mulheres costumam recorrer ao teste de gravidez de farmácia, pois a curiosidade e a impaciência de chegar ao obstetra falam mais alto. Mas até que ponto esse teste é mesmo confiável?

 

Fácil, rápido e cômodo. Por isso, o teste de gravidez de farmácia acaba sendo a primeira alternativa para a maioria das mulheres que suspeitam estar grávidas. Alguns dos kits à venda no mercado são tão bons que podem confirmar uma gravidez mesmo antes da mulher registrar o atraso da menstruação.

Segundo informações do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, se você seguir alguns requisitos básicos (calma, organização e fazer o teste segundo a bula), o procedimento alcança bom padrão de qualidade e com boa confiabilidade.

teste de gravidez de farmacia

Testes para gravidez de farmácias precisam ser realizados de acordo com a bula. Foto: Shutterstock

Para uma mulher com o ciclo menstrual de 28 dias, é possível detectar a gravidez quatro dias antes do atraso ser detectado. A precisão do resultado do teste de gravidez de farmácia varia entre 95% e 99%.

Com um resultado positivo em mãos, a primeira recomendação é confirmar o diagnóstico de gravidez com um exame de sangue e iniciar o pré-natal.

 

Como funciona o teste de gravidez de farmácia

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. Ele é liberado pela placenta do embrião, e vai estimular o ovário a manter a produção da progesterona, necessária para a continuidade da gravidez.

O HCG só é liberado quando o embrião gruda na parede do útero, é aí que a mulher está grávida.

teste-de-gravidez

Compra do teste de gravidez de farmácia

O teste de farmácia também tem um custo mais baixo, e, ao contrário do que se possa imaginar, o mais caro nem sempre é o mais eficiente. A diferença está, normalmente, na forma como o resultado é dado (há teste que apita em caso positivo, por exemplo). A média de preço varia entre R$ 5 e R$ 50 reais.

 

Na hora da compra, busque um produto que tenha o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o número de registro no Ministério da Saúde. Também avalie se o produto está bem armazenado, lacrado e se está dentro da data de validade.

 

Controle da ansiedade

O recomendável, ainda que se possa querer muito ter um resultado antecipado da gestação, é esperar os dez dias de atraso da menstruação. Passado esse tempo, é possível evitar uma situação desagradável: ter um resultado positivo do teste seguido de um aborto espontâneo (se o óvulo não se fixar na parede do útero), o que vai deixar a mulher frustrada.

 

Da mesma forma, a espera por mais alguns dias evita a frustração do chamado resultado falso-negativo, quando o teste indica negativo, mas, na verdade, a mulher está grávida. Se você teve um resultado negativo, repita o teste alguns dias depois ou procure diretamente seu ginecologista e faça o exame de sangue.

 

Exame de sangue é mais completo

Mesmo tendo o teste de gravidez de farmácia sido eficiente no resultado, após esse teste é importante que a mulher procure um médico para fazer o exame de sangue, que é bem mais completo.

 

Nesse, além de saber apenas se está ou não grávida, com um simples teste qualitativo, é possível ainda, com um teste quantitativo, medir a quantidade de HCG no sangue, o que informa outras questões ao médico, conforme os sintomas relatados pela paciente, além do tempo de gestação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!