Dica do Nutricionista

Veja 5 frutas com vitamina C que não podem faltar na sua mesa

Por Redação Doutíssima 03/04/2015

Se você ainda não se conscientizou da importância das frutas com vitamina C na sua vida, é bom rever seus conceitos e repensar seus hábitos. Essa vitamina é essencial para a saúde. Sua carência causa uma doença fatal, o escorbuto, marcado por inchaço, dores, hemorragias e feridas que não cicatrizam.

 

Além de necessárias para o bom funcionamento do organismo, as frutas com vitamina C protegem contra a imunidade baixa, doenças do coração e dos olhos, e até envelhecimento da pele.

Boas fontes dessa vitamina são as frutas cítricas, abundantes no Brasil. Quer mais bons motivos para consumi-las? Confira alguns deles a seguir.

frutas com vitamina c

As frutas ricas em vitamina C podem proteger a imunidade do organismo. Fotos: iStock, Getty Images

Por que consumir frutas com vitamina C?

O consumo das frutas com vitamina C reduz os sintomas de gripes e resfriados. Além disso, pode reduzir o risco de desenvolver pneumonia e infecções pulmonares.

Elas são também eficiente contra estresse. A vitamina C é benéfica para pacientes com sistema imunológico enfraquecido por essa condição que afeta a saúde mental.

Outro benefício é que ela aumenta a absorção de ferro. Então, quando você for comer feijão, experimente junto uma fatia de laranja. O ferro dos alimentos de origem vegetal – como verduras e feijões – é melhor absorvido com a vitamina C, prevenindo a anemia.

 

vitamina-c 

A vitamina ainda diminui o desenvolvimento de tumores. Estudos publicados pela revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences analisaram os efeitos da vitamina C em tumores cancerosos. Os pesquisadores concluíram que ela pode desempenhar um papel fundamental na redução do crescimento desses tumores.

 

Por fim, mais uma vantagem: ela reduz o risco de derrames. Pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue têm risco menor de AVC, de acordo com estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Os participantes que tinham esse nutriente em grandes quantidades tiveram um risco 42% menor do que os com baixas concentrações no organismo.

Veja 5 frutas com vitamina C

Confira um pouco mais dos benefícios de cinco das principais frutas com vitamina C: acerola, caju, manga, goiaba e laranja.

1. Acerola

frutas-com-vitamina-c 

Entre as frutas de vitamina C, a acerola é a campeã. Importante na saúde do sistema imunológico. Também é uma fruta rica em outros antioxidantes, como antocianinas; possui ainda cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

2. Caju

frutas-com-vitamina-c 

Fortalece o sistema imunológico e tem efeito antioxidante no corpo. Possui licopeno e betacaroteno, auxilia na prevenção do câncer de próstata e pulmão. Rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino e a controlar a saciedade.

3. Manga

frutas-com-vitamina-c 

Como todas as frutas com vitamina C, é antioxidante. No organismo, liga-se aos radicais livres e minimiza danos celulares. Ajuda na prevenção do câncer, fortalece o sistema imunológico e não é tão calórica como parece. Em termos de valor energético, meia manga equivale a meio mamão papaia.

4. Goiaba

frutas-com-vitamina-c 

Rica, além da vitamina C, em ferro, fósforo e cálcio. Apresenta grande quantidade de fibras (5,4 g por 100 g de goiaba), concentradas em sua casca. Também possui baixa quantidade de gordura e de açúcar (9g por 100g de goiaba). Portanto, consumi-la in natura é a melhor opção.

5. Laranja

frutas-com-vitamina-c 

A laranja também é rica em açúcar e carboidratos. Fornece energia e contém cerca de 50 calorias por 100 gramas de consumo. Além da vitamina C, contém vitamina A, B e E, além de minerais como ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!