Especialidades

Livros de colorir para adultos são opção para enfrentar o estresse

Por Redação Doutíssima 09/04/2015

Preencher desenhos com cores deixou de ser tarefa de criança. Tudo graças aos livros de colorir para adultos, moda que iniciou na Europa e, devido ao sucesso, chega ao Brasil prometendo divertir e servir de meio para o alívio do estresse.

Livros de colorir para adultos: best sellers 

A editora londrina Michael O’ Mara possui em seu catálogo 23 livros de colorir para adultos embalados pelo sucesso que tomou conta do Reino Unido em 2014, país no qual foram vendidos mais de 250 mil exemplares da novidade.

O sucesso é tão grande que, segundo a empresa, apenas dessa editora, 35 países adquiriram os direitos de reeditar as obras que, em territórios como a França, por exemplo, vendem mais que livros de culinária.

livros-de-colorir-para-adultos

Livros de colorir para adultos viraram febre no mundo todo. Foto: Shutterstock

A publicação mais bem sucedida de livros de colorir para adultos vem pelas mãos da escocesa Johanna Basford, autora de Secret Garden (O Jardim Secreto). Nele, os traços escondem animais e flores para que o leitor-artista possa encontrar à medida em que for colorindo e se familiarizando com o desenho.

A obra, quando foi lançada em 2013, saiu com uma tiragem de 16 mil cópias. Porém, o número de adultos que gostaram de colorir os desenhos era muito maior. Até o momento, o livro já vendeu mais de 1,4 milhão de cópias no mundo inteiro e foi traduzido para 22 idiomas, tornando-se um best seller.

Os benefícios dos livros de colorir para adultos

Tanta procura pode ser justificada por meio das conclusões da própria autora que, em uma entrevista ao New York Times, afirma que as pessoas estão animadas por fazer algo criativo, em um momento em que todos estão oprimido por telas e pela internet.

Embora, até o momento, não haja pesquisas para ratificar os benefícios da novidade, os psicólogos, de maneira geral, apoiam a técnica como maneira de afastar os adultos do estresse.

Em entrevista ao portal Huffington Post, a psicóloga espanhola Gloria Martinez Ayla explica que o ato de colorir ativa diferentes áreas cerebrais. Por envolver áreas do córtex cerebral, estimula a visão e a habilidade motora fina, responsável por movimentos mais precisos.

Já a tranquilidade que a atividade produz ajuda no controle das emoções. As pessoas se livram do estresse a partir do momento em que se concentra no que está fazendo e tira o foco dos problemas que envolvem a vida.

Música vira livros de colorir 

No Brasil, os livros de colorir para adultos ganharam uma variação online. Inspirado em música, o projeto Música Para Colorir disponibiliza gratuitamente traços e lacunas em preto e branco para que adultos possam completar os desenhos e colorir de acordo com a sua imaginação.

O site Música para Colorir reúne trabalhos baseados em artistas brasileiros e internacionais para que adultos e crianças soltem a criatividade. Foo Fighters, Banda do Mar, Secos e Molhados, Strokes, entre outros, inspiram obras que, desde julho do ano passado, divertem a família apenas com o ato de colorir.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!