Dieta

Master Cleanse: conheça a dieta da Beyoncé

Por Redação Doutíssima 14/04/2015

Você conhece a dieta Master Cleanse? A cantora Beyoncé virou adepta dessa dieta em 2006, quando participou do filme Dreamgirls. Na época, ela conseguiu perder 20 quilos em menos de duas semanas.

 

Com o resultado da cantora, você pode perceber que a Master Cleanse é uma das dietas de desintoxicação mais extremas: seus seguidores mantêm por 10 dias um regime líquido de água morna, suco de limão, xarope de bordo e pimenta caiena.

master cleanse

Dieta utiliza suco de limão para ajudar a desintoxicar o organismo. Foto: iStock, Getty Images

O que é a dieta Master Cleanse?

Na década de 1940, em seu livro “The Master Cleanse“,  Stanley Burroughs indicou essa dieta a um paciente que sofria de úlcera por três anos. Após 11 dias, o paciente foi totalmente curado, para o espanto dos médicos.

Anos mais tarde, a dieta passou a ter grande popularidade, especialmente em Hollywood. Entre as seguidoras mais fervorosas, estão a atriz Gwyneth Paltrow e a modelo Heidi Klum.

Todavia, quem mais a evidenciou nos dias atuais foi a cantora Beyoncé, que creditou à dieta a sua perda de peso, tanto que ela também é conhecida como a dieta da Beyoncé.

Em uma entrevista com a apresentadora americana Oprah Winfrey, a estrela disse que decidiu fazer a dieta por recomendação de seu nutricionista. Segundo ela, essa era a única maneira de perder peso rápido o suficiente, o que era necessário, pois iniciaria gravações de um filme.


Entenda essa dieta

Mas o que há de tão especial sobre essa dieta? Ela funciona buscando desintoxicar o corpo, através de sucos, que limpam as toxinas do organismo causadas ​por tabagismo, consumo de álcool e impactos ambientais adversos.

 

O tratamento dura de 10 a 40 dias, no máximo. Durante esse período, a única coisa que se pode consumir é uma limonada, feita a partir de suco de limão, xarope de bordo, pimenta caiena e água, na proporção de seis a doze copos por dia.

É possível, também, beber um chá de menta à noite, e na parte da manhã um copo de água morna com duas colheres de chá de sal marinho.

Quando você sair da dieta, deve fazer a  transição para alimentos sólidos ao longo de alguns dias. O ideal é manter uma alimentação vegetariana, seguindo a versão da dieta de Stanley Burroughs.

Receita  da limonada  Master Cleanse

2 colheres (chá) de suco de limão

2 colheres (chá) de xarope de bordo

1 pitada de pimenta caiena

300 ml de água morna.

Modo de Preparo:

Para preparar, basta misturar o suco de limão, xarope de bordo, e pimenta com a água quente.

Cuidados durante a Master Cleanse

Essa dieta não é recomendada se você estiver grávida ou tentando engravidar. Também não a siga durante a menstruação. Os indivíduos com histórico de distúrbios alimentares só devem recorrer a Master Cleanse sob a estrita supervisão de um médico.

Além disso, você também deve evitar o treinamento de força durante a dieta, já que não está comendo proteínas para ajudar seus músculos a recuperarem.

Pessoas com certas condições de saúde, tais como diabetes e doenças cardíacas, devem discutir outras opções com seu médico. Se você tiver problema renal, deve evitar essa limpeza, pois ela pode causar desidratação. Por fim, se você estiver tomando qualquer medicação, é preciso discutir a adoção da dieta com o seu médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!