Dica do Nutricionista

Saiba como mudar seus hábitos alimentares para melhor

Por Redação Doutíssima 30/04/2015

A praticidade do fast food e das refeições fora de casa fazem com que os hábitos alimentares saudáveis acabem, não raro, ficando de lado. Mesmo na correria do dia a dia, no entanto, é preciso achar tempo para organizar uma rotina com espaço para as boas práticas.

Porém, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde, a realidade dos brasileiros ainda é outra. Cerca de 60% dos alimentos com maior teor de gordura fazem parte da alimentação diária da população.

hábitos alimentares

Hábitos alimentares saudáveis previnem contra doenças e melhoram a qualidade de vida. Foto: iStock, Getty Images

12 dicas para melhorar seus hábitos alimentares

Por conta dos números revelados e para melhorar a alimentação dos brasileiros, o Ministério da Saúde lançou um guia para ajudar a criar hábitos alimentares saudáveis. Confira dez dicas, baseadas nesse material que podem melhorar a sua relação com a comida:

1. Faça dos alimentos in natura a base da sua alimentação. Quanto mais industrializada, maiores também são os malefícios que a comida pode causar.

 

2. Diminua a quantidade de óleo, gordura, sal e açúcar que você utiliza para preparar as refeições. Ao invés deles, prefira temperos naturais para melhorar seus hábitos alimentares.

 

3. Evite os alimentos processados, como é o caso de alguns queijos

 

4. Seja ainda mais restrito com os alimentos ultraprocessados. Produtos congelados, como pizza e nuggets, fazem parte da lista.

 

5. Coma com regularidade, em ambientes próprios para isso. Ao fazer várias pequenas refeições e mudar seus hábitos alimentares, seu organismo consegue processar melhor aquilo que foi ingerido.

 

6. Na hora das compras, vá até locais que oferecem alimentos in natura, a exemplo de feiras.

 

7. Desenvolva, exercite e partilhe suas habilidades na cozinha. Lembre de incluir alimentos saudáveis na lista de preparo.

 

8. Quanto tempo você tem disponível? Planeje o horário disponível para a alimentação e evite que o almoço vire correria.

 

9. Se for comer fora de casa, prefira locais que fazem a comida na hora e que tenha boas opções de verduras e legumes.

 

10. Seja crítico com as informações contidas nas propagandas de alimentos.

 

11. Prefira os óleos vegetais ao invés das gorduras animais.

 

12. Tome bastante água ao longo do dia, mas evite os líquidos durante as refeições.


Construa uma rotina de hábitos alimentares saudáveis

Mais do que apenas avaliar o que ingerimos, hábitos alimentares saudáveis também passam por controlar a frequência com que comemos, em que quantidade, se há tempo para sentar à mesa. Não se trata apenas de controlar o peso, mas sim de ganhar qualidade de vida.

Planejar e seguir essa rotina é uma tarefa que demanda tempo e dedicação, mas que não deve ser encarada como um sacrifício. É o caso das dietas, por exemplo. O objetivo é a perda de peso em curtos períodos de tempo e, de um dia para o outro, cortamos alimentos e quantidades. A mudança brusca gera a sensação de dificuldade e as tentações só aumentam.

É importante que a mudança de hábito passe pela educação alimentar. Para isso, a melhor opção é contar com um profissional especializado, capaz de considerar as suas particularidades. Quais são seus horários? Que alimentos costumam fazer parte da sua dieta? Tem algum que você não come?

 

Essas são perguntas fundamentais para que, mesmo com deslizes, as novas práticas se tornem hábitos. Conhecer os alimentos e os nutrientes que eles podem oferecer também ajuda a fazer com que a alimentação contribua para uma vida mais saudável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!