Clínica Geral

Entenda a função da vitamina D

Por Dr. Adolfo Duarte 04/05/2015

A bola da vez, em termos de vitaminas, é a vitamina D. Descoberta no século XIX, a substância recebeu este nome, simplesmente, por ter sido descoberta depois da A, da B (que depois descobriu-se ser um grande complexo de vitaminas) e da C. Por ter sido identificada através de estudos que envolviam raquitismo em crianças, ficou muito vinculada à saúde dos ossos. mas não podemos negar. Ela é lipossolúvel, ou seja, se solubiliza em gordura e já há 5 formas descritas, de D1 a D5. A que nos interessa mais é a D3, que é produzida em nosso organismo.

 

 

 

– Mas, Adolfo! Como assim “produzida em nosso organismo”?! Não é uma vitamina?!

 

 

 

 

Pois é. Trata-se de uma vitamina lipossolúvel ( em que é necessária a presença de lipídeos para que a substância seja absorvida), produzida no nosso organismo em um mecanismo complexo e belo que começa na pele e envolve muitos outros tipos celulares.

 

 

 

 

 

função da vitamina D

A vitamina D3, uma forma de vitamina D é produzida por nosso organismo.

 

 

 

A principal função da vitamina D, regulando cálcio e fósforo no nosso corpo, explica boa parte dos benefícios que ela causa por um motivo muito interessante: o cálcio é um sinalizador e ativador celular fantástico, envolvido em inúmeras relações entre cada parte do nosso organismo. Depende do cálcio a contração muscular, a neurotransmissão, a capacidade das células formarem vesículas/vacúolos, a síntese de muitas substâncias e mais um monte de coisas importantes. De fato, a vitamina D está envolvida em muitos processos orgânicos e é por isso que ela tem ganho cada vez mais atenção de todos. Ela é fundamental, junto com a vitamina K, para uma saúde maior do endotélio vascular, que é a face interna dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de endurecimento dos vasos e formação de placas.

 

 

Produção da vitamina D

 

 

Por se produzida pelo organismo e por ter, como matéria prima fundamental, o colesterol, muitos cientistas buscam modificar a denominação dela de “vitamina” para “hormônio”. O colesterol é transformado na pele onde, sob ação dos raios UVB e do calor, é transformado em vitamina D3, que é modificada no fígado e mais uma vez transformada nos rins. Esta é a forma verdadeiramente ativa, a que faz todas as funções benéficas para o nosso organismo. Quando decomposta, a vitamina é expelida pelo fígado na forma de ácido calcitroico.

 

 

função da vitamina d

A função da vitamina D é efetivada com sua aborção, através da exposição moderada da pele ao sol.

 

 

Estas transformações e ativações também ocorrem em muitas outras células do corpo, especialmente nas do sistema imunológico, reafirmando a função da vitamina D no fortalecimento das nossas defesas contra microorganismos nocivos.

Deficiência da vitamina D

 

Consideramos deficiência um valor menor do que 30ng/ml no sangue, mas acreditamos que o interessante mesmo seja manter valores maiores do que 65ng/ml, para alcançar os maiores benefícios. Os suplementos alimentares são úteis para alcançar esta meta e alimentos realmente ricos nesta vitamina são muito poucos mas, sabe qual é a melhor fonte de todas? A exposição à luz solar. A  deficiência da vitamina D  pode causar ou propiciar, por exemplo, doenças como  :

 

 

  1. depressão,
  2. esquizofrenia,
  3. infecções,
  4. asma,
  5. hipertensão,
  6. coronariopatias,
  7. síndrome plurimetabólica,
  8. enfermidades autoimunes,
  9. fraqueza e dores musculares,
  10. osteoporose, osteomalácia,
  11. cânceres de mama, próstata,cólon e pâncreas.

 

Para efetivar a absorção da vitamina D, é necessário que o indivíduo exponha-se ao sol sem filtro solar e sem vidro, exponha-se ao sol, entre as 11h e as 13h por, pelo menos 15 minutos (se você tiver a pele bem clara) a 40 minutos (se você tiver a pele escura), pelo menos em dias alternados, para fazer com que sua produção ocorra bem. Seja mais solar, mais saudável e mais feliz!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!