Gestante

Aprenda como armazenar leite materno

Por Redação Doutíssima 10/05/2015

Amamentar é um ato de amor que conecta mães e filhos. Mas mesmo que pareça um processo simples, muitas mulheres ainda têm dúvidas em relação aos benefícios do leite materno, à forma correta de amamentar ou mesmo sobre como armazenar leite materno.

Assim como outros alimentos, o leite materno também pode ser conservado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, extrair o leite é uma alternativa para as mulheres que produzem o líquido em grandes quantidades, ou que precisam se afastar do bebê por algumas horas e não podem amamentar diretamente do peito. Para garantir as propriedades benéficas, é fundamental saber como armazenar leite materno da forma correta.

como armazenar leite materno

Conservar o leite é uma alternativa para alimentar o bebê quando a mãe está longe. Foto: iStock, Getty Images

Entenda como armazenar leite materno

A higiene do bebê é de extrema importância nos primeiros meses de vida. Portanto, é necessário ter alguns cuidados na hora de extrair e armazenar o leite. Confira, abaixo, algumas dicas sobre como armazenar leite materno:

Limpe bem o recipiente

Antes de retirar o leite, escolha um recipiente e realize a higienização correta dele. Certifique-se de que ele seja lavado corretamente com sabão ou detergente e enxaguado com água quente em abundância.

Você também deve prender os cabelos, lavar e secar bem as mãos antes de retirar o leite. Esses passos são importantes para quem pensa em como armazenar leite materno corretamente.

Escolha um local tranquilo

Lembre-se de que, através da amamentação, você vai nutrir o corpo do seu filho. Por isso, na hora de retirar o leite, encontre um local tranquilo onde você ficará em paz. Levar uma foto do bebê é uma ótima ideia.

Fique em uma posição confortável

Adotar uma posição confortável também é parte importante do processo. Por isso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é manter os ombros relaxados e um pouco inclinados para frente.

Escolha um método para extrair o leite

Afinal, como armazenar o leite materno de maneira eficaz? Há pelo menos duas maneiras diferentes de fazer isso: a extração manual ou a extração com bomba.

Para extrair naturalmente o leite, o processo correto é: colocar o polegar na aréola acima do mamilo e o indicador na aréola por baixo do mamilo. Mantendo os dedos assim, pressionar e soltar em um movimento “para dentro” – contra as costelas. Segurar essa suave pressão até que o leite comece a sair.

Atenção: esse processo não deve ser doloroso, portanto, se você sentir dor, provavelmente está aplicando a técnica de maneira errada. Uma outra alternativa é apostar na bombinha, através da qual você aciona ritmadamente uma alavanca para tirar o leite.

como armazenas leite materno

Saiba como armazenar leite materno na geladeira

Depois de retirar o leite, é importante conservá-lo de maneira correta para poder alimentar o bebê. Respeitar as orientações dos especialistas é um meio de garantir que o leite não vai estragar.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano fornece recomendações sobre como armazenar leite materno de forma segura: o leite pode ser congelado e estocado por um período máximo de 15 dias a partir da data da coleta, se mantido em temperatura máxima de -3 °C. Depois de descongelado, o leite precisa ser mantido sob refrigeração, em temperatura máxima de 5 °C, por até 12 horas.

Para descongelar o leite, o processo recomendado é: colocar o recipiente em banho-maria, aquecendo á agua, mas sem ferver; depois, desligar o fogo e deixar o frasco na água aquecida até o leite descongelar completamente. Após descongelar, alimente o bebê dentro de até, no máximo, 24h.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!