Guia do Crossfit

Exercícios do crossfit podem ser adaptados à você

Por Redação Doutíssima 18/05/2015

Assim como a natação e outras atividades físicas,  os exercícios do  crossfit podem ser adaptados à idade e ao condicionamento físico de quem o pratica. É justamente sobre isso que vou falar hoje. Moldado às necessidades de quem o exercita, o crossfit é uma atividade acessível à maioria.

 

 

Esse artigo faz parte do Guia do Crossfit,  uma série de textos e vídeos que preparamos  para deixar vocês por dentro de tudo que acontece no universo crossfit. Bem-vindo ao nosso BOX.

 

 

Nós apaixonados por crossfit e praticantes desta atividade,  devemos saber que ela, assim como todo exercício físico, deve ser acompanhada por um profissional ( um coach, por exemplo). Esta assistência permite que os exercícios do crossfit sejam executados de maneira eficaz e correta, evitando possíveis lesões. Este profissional é responsável por  orientar as atividades à serem praticadas e por definir a intensidade da prática física.

 

 

 

exercícios do crossfit

Para que os exercícios do crossfit sejam executados de forma correta, a presença de um profissional ao lado de quem pratica a atividade, é de extrema importância.

 

 

Para isso, são levados em conta principalmente  a saúde física, o estado físico e a idade do praticante.  É importante ressaltar que este coach deve ter certificado dentro de um box afiliado, o que assegura a qualidade do acompanhamento.

 

 

Exerxcício do crossfit para crianças

A criança pode praticar o crossfit, mas em intensidades diferentes. Dada à variedade de movimentos , esta atividade traz muitas vantagens; dentre elas o desenvolvimento de uma consciência corporal, de um  espírito de equipe, da auto estima, além de trazer à vida da criança a cultura do esporte, mostrando a importância da prática de atividades físicas . A responsabilidade do treinador em relação à criança é muito grande.

 

 

Exercícios do crossfit para idosos

Assim como para crianças, o crossfit traz muitos benefícios aos idosos, A atividade aqui  sofre adaptações ao ser implementado na vida dos mais velhos, moldando-se à necessidade de cada pessoa.  Este tipo de atividade física traz mais equilíbrio, melhora a resistência física do idoso protege os músculos, o coração e os ossos.

 

 

 

 

Conhecida como dona Emi, Emi de Carvalho faz aulas com profissionais do crossfit como Pedro Barros e conta como o crossfit  renovou sua vida. ” Há um pouco mais de um ano entrei para o crossfit e isso mudou minha vida. São muitos beneficios: força muscular, flexibilidade, postura, equilibrio e muitas coisas que contribuem para uma vida saudável. hoje não trocaria o crossfit por nenhuma outra atividade física.” relata.

 

 

 

Exercícios do crossfit para grávidas

Com muito cuidado e orientação, o crossfit pode também ser praticado por gestantes, desde que ele seja adaptado à condição física da mulher. Os benefícios são os mesmos, equilíbrio, resistência física e proteção de músculos, coração e ossos.  O profissional que auxilia a gestante tem responsabilidade em orientar a grávida durante a prática de exercícios. Nossa atleta Renata praticou crossfit durante toda sua gravidez. Ela foi campeã mineira de crossfit dois  anos consecutivos antes de engravidar e também foi integrante do Team Crossfit BH nas regionais América Latina em Guayaquil. Super condicionada e disciplinada. Renata conseguiu manter os treinos durante a gestação fazendo as adaptações necessárias nos exercícios do crossfit.

 

 

 

No próximo vídeo, Orlando Sherem, chamado carinhosamente de Orlandinho, se exercita.  Ele frequenta as aulas em nossa turma, é muito querido e dedicado.

 

 

 

Guia do Crossfit by Natália Pinheiro

 

Em parceria com o site Doutíssima, Natália Pinheiro é responsável pelo Guia do Crossfiit, uma série de artigos com vídeos tutoriais que te deixarão por dentro de tudo que rola no universo do crossfit.  Os textos serão publicados semanalmente, então , fique ligado e conheça todos os benefícios dessa atividade que virou febre entre os famosos.

 

 

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais e formada em Educação Física, Natália é coach e atletada equipe Crossfit BH. Em 2014, ela foi campeã da Seletiva Sudeste Torneio Crossfit Brasil e ficou em 5° lugar no Crossfit Girls Challenge, em Jundiaí. Participou de três edições do Torneio Crossfit Brasil, em São Paulo e duas edições das Regionais América Laina de Crossfit, no Chile.

 

 

natalia-pinhero

 

 

Apaixonada pelo esporte, Natália é uma grande incentivadora da prática do crossfit “Com o Guia do Crossfit, espero poder mostrar um pouco mais desse esporte que eu tanto amo, e conseguir trazer mais pessoas para praticá-lo“.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!