Zen

Horta em casa aumenta contato com natureza e traz economia

Por Redação Doutíssima 29/05/2015

Já pensou em fazer uma horta em casa? Muitas pesquisas têm mostrado que, além da economia no supermercado, atividades como cultivar uma horta em casa promovem a saúde física e mental através de relaxamento e satisfação, bem como uma melhor nutrição. Além disso, existem muitas verduras e vegetais que são fáceis de ter em casa.

 

Horta em casa: atividade cheia de benefícios

A principal razão pela qual as pessoas decidiram, há milhares de anos, começar a plantar verduras, legumes e árvores frutíferas é a alimentação. Mas há muitas outras pelas quais ter uma horta em casa é benéfico. Confira algumas delas:

horta em casa

Aproveite o espaço ocioso para cultivar uma horta em sua casa. Foto: iStock, Getty Images

Alívio do estresse

Um estudo realizado na Holanda indica que a jardinagem é melhor para aliviar o estresse do que outras atividades de lazer relaxantes.

 

Exercício

A atividade de jardinagem é boa para o corpo. Pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas, nos EUA, mostram que esta tarefa oferece atividade física moderada o suficiente para manter adultos mais velhos em forma.

 

Saúde do cérebro

Um estudo que acompanhou pessoas de 60 a 70 anos durante 16 anos descobriu que aqueles que fizeram atividades com terra e ao ar livre regularmente tiveram 36% menos risco de demência do que os não praticavam, mesmo quando uma série de outros fatores de saúde foram levados em conta.

 

Nutrição

Estudos têm demonstrado que pessoas que têm horta em casa comem mais frutas e legumes do que outras pessoas. Um levantamento da Sociedade Europeia de Cardiologia investigou as ligações entre a dieta e as doenças, e descobriu que as pessoas que consomem mais frutas e vegetais têm menor risco de morrer de doença cardíaca isquêmica.

 

Cura

Interagir com a natureza também ajuda o nosso corpo a se curar. Um estudo realizado por Roger S. Ulrich descobriu fortes evidências de que estar em contato com a natureza ajuda a potencializar a cura em algumas condições.

 

Imunidade

Em 2007, um pesquisador da Universidade do Colorado, nos EUA, fez uma descoberta surpreendente. Ele constatou que uma bactéria de solo natural estimula o sistema imunológico humano. Além disso, outros estudos demonstram que esta bactéria também aumenta a produção de serotonina, um produto químico do cérebro que atua na regulação do humor.

 

Como ter uma horta em casa?

A localização da sua horta é importante. Isso porque você deve considerar a quantidade de luz solar que ela recebe, a proximidade de uma fonte de água e a proteção da geada e do vento.

 

Além disso, preparar o solo também é fundamental. Você vai precisar cavar para retirar as ervas daninhas por completo, bem como revirar a terra e retirar qualquer planta que possa prejudicar as verduras e os vegetais que serão plantados.

 

Depois disso, é hora de adubar. É possível encontrar adubo pronto em lojas especializadas em jardinagem. Então é o momento de decidir: o que você mais gosta de comer? Pense no que você gostaria de ter no seu prato. Uma boa dica é começar com ervas, como salsa, orégano, alecrim e hortelã.

As verduras também são uma ótima opção para sua horta em casa. Alface, couve, repolho são algumas encontradas em forma de muda em lojas especializadas. Tomates, cenoura e rabanetes são outras alternativas excelentes para seu espaço. Não esqueça de regar sempre sua horta e protegê-la contra os insetos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!