Clínica Geral

Conheça as doenças dos ossos mais comuns e seus sintomas

Por Redação Doutíssima 05/06/2015

É natural que os ossos percam sua densidade em razão do envelhecimento, mas algumas doenças dos ossos podem acelerar esse processo. Essas desordens ainda causam outros sintomas, como enfraquecimento, articulações inflamadas, perda de força e dores.

 

Existem muitas causas que explicam as doenças dos ossos. Dentre elas, deficiências nutricionais, como falta de vitamina C ou D, desequilíbrios hormonais e anormalidades celulares.

doencas dos ossos

Os ossos podem ser afetados e fragilizados por causa do aparecimento de doenças. Foto: iStock, Getty Images

Osteoporose é uma das doenças dos ossos

Segundo o Consenso Brasileiro de Osteoporose, publicado em 2002 na Revista Brasileira de Reumatologia, a osteoporose é caracterizada pela perda anormal de massa óssea e desintegração da estrutura óssea em adultos mais velhos. Ela causa fragilidade nos ossos e aumenta o risco de fraturas e rupturas.

 

As pessoas que têm essa doença normalmente não estão cientes dela até ocorrer fratura. É que seus sintomas são sutis, como dor nas costas ou perda da altura ao longo do tempo. Mas é possível preveni-la ou reduzir seus sintomas com bons hábitos nutricionais e prática de exercício físico.

Essa condição tem maior prevalência em mulheres brancas na pós-menopausa. De acordo com o Consenso de 2002, 30% dessas mulheres, a partir dos 50 anos, podem sofrer algum tipo de fratura.

 

Conheça outras doenças dos ossos

Além da osteoporose, existem outras doenças dos ossos que podem acometer a sua saúde. Confira:

1. Doença de Paget

A doença de Paget é uma desordem das células chamadas osteoblastos e osteoclastos, que são responsáveis ​​pela quebra e reconstrução do tecido ósseo. Essa condição faz com que os ossos se tornem mais espessos, mas também mais frágeis, em razão do desenvolvimento estrutural anormal.

 

Geralmente, é assintomática, e pode ser tratada com medicamentos quando necessário.

 

2. Osteogênese imperfeita

Essa doença é uma condição genética caracterizada por ossos frágeis, que se quebram facilmente. É causada por um defeito genético na produção de colágeno, proteína que é necessária para tornar os ossos fortes. Ela ainda afeta os ossos do ouvido interno, e pode causar perda de audição, bem como dentes fracos e uma espinha curvada.

 

A Associação Brasileira de Osteogênese Imperfeita (ABOI) indica que há 12 mil indivíduos convivendo com a doença no país. Essa é uma das doenças dos ossos que não tem cura, mas pode ser controlada com medicação.

 

3. Raquitismo

Essa doença óssea evitável afeta crianças jovens, e é causada por uma deficiência da vitamina D. O raquitismo torna os ossos frágeis, que fraturam com facilidade, e tem como seu principal sintoma dor óssea e muscular. O tratamento geralmente é feito com mudanças na alimentação e com suplementos de vitamina D e cálcio.

 

4. Osteomalacia

É semelhante ao raquitismo porque é causada por um defeito no metabolismo da vitamina D pelo corpo, mas afeta principalmente adultos. É caracterizada por ossos enfraquecidos e formação óssea anormal. Seus sintomas são geralmente dor ou fraturas nos ossos e fraqueza.

 

Essa doença dos ossos também pode ser tratada com uma boa alimentação e suplementação, além de banhos frequentes de sol.

 

5. Displasia fibrosa

A displasia fibrosa é uma das doenças dos ossos que resulta em crescimento excessivo do osso ou inchaço devido ao desenvolvimento anormal de células. Existem vários tipos de displasia fibrosa, que afetam principalmente os ossos do crânio, face, costelas, braços, pélvis, coxas e canelas.

 

Os sintomas incluem dor e inchaço, mas há casos assintomáticos. O tratamento pode incluir cirurgia, medicamentos e fisioterapia.

 

6. Osteomielite

É uma infecção bacteriana do osso, que pode ser repentina, aguda ou crônica. Os sintomas incluem febre, irritabilidade ou letargia, inchaço ou calor na área da infecção e dor. O tratamento é feito com antibióticos, mas em alguns casos a cirurgia é necessária para remover o tecido ósseo infectado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!