Sintomas de Gravidez

Confira se o teste de gravidez online é confiável

Por Redação Doutíssima 12/06/2015

O teste de gravidez online é uma opção para as mulheres que querem ansiosas para saber se estão esperando bebê. Na fase inicial, quando você começa a suspeitar de sintomas, muitas vezes não quer divulgar o que está se passando com outras pessoas.

 

Então, o que fazer? Bem, você pode simplesmente fazer login em um site e fazer um teste de gravidez online.

teste de gravidez online

Teste de gravidez feito pela internet não deve substituir os exames médicos. Foto: iStock, Getty Images

 

O que é um teste de gravidez online?

Trata-se de um teste de gravidez que você pode fazer em qualquer lugar. Basta acessar a internet a partir de um notebook, tablet ou smartphone, cadastrar-se, fazer login e pronto. Existem milhares de teste de gravidez online disponíveis pela web e muitos deles são gratuitos.

 

Você deve estar se perguntando, então, como funciona esse “exame”. Pois bem, o teste funciona através de perguntas. Você responde com precisão aos questionamentos, e ao final da “entrevista”, o site tentará dar o resultado mais preciso possível.

 

Quer um exemplo? Alguns testes perguntam se nos últimos dias você está se sentindo mais cansada do que o usual, ou se está indo com mais frequência ao banheiro. Esses são sintomas comuns da gravidez. A partir daí, o teste de gravidez online calcula suas respostas às perguntas e busca esclarecer se você está grávida ou não.

 

Teste de gravidez online é confiável?

O teste de gravidez online deve ser visto como um primeiro passo para detectar a gestação. Não vale a pena confiar exclusivamente nele, que jamais deve ser encarado como substituto de exames médicos mais precisos – como exame de sangue e ultrassom.

 

É possível considerá-lo, porém, para verificar se determinados sintomas estão associados à gravidez – algo que muitas mulheres têm dúvidas. Se você não apresentava sinal algum e, de repente, está apresentando, faça o teste para validar suas suspeitas.

Com o resultado, você pode definir uma série de coisas, como se irá buscar um médico para confirmar o diagnóstico ou se irá conversar com seu companheiro sobre a situação.

 

Lembre-se que o teste online não consegue confirmar com precisão o diagnóstico, mas não deve ser desprezado.

Os sites mais confiáveis são elaborados com perguntas que levam em consideração diversos fatores, tais como idade, condições de saúde, sintomas, uso de métodos contraceptivos, todos cientificamente relacionados como sintomas da gestação. Por isso, eles são um bom indicativo para medir as probabilidades.

 

Qual é a melhor forma de descobrir uma gravidez?

Os melhores testes para descobrir a gravidez são dois: o exame de sangue e o ultrassom. Ambos devem ser realizados por profissionais especializados.

 

O exame de sangue mede a quantidade de HCG. Aproximadamente oito dias após a concepção, esse hormônio passa a aparecer em quantidades pequenas no sangue e na urina – e isso é um indicativo de que sim, você está grávida.

A vantagem do exame de sangue se comparado ao de urina é que ele consegue medir precisamente a quantidade de HCG, e detectar sua presença antes do que nos testes de urina.

 

Por outro lado, um ultrassom pélvico ou abdominal consegue mostrar se você está grávida, ou não, a partir da 5ª semana de gestação. Segundo informações do portal da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), fazer esse exame é bastante eficaz para determinar a provável data de concepção e nascimento da criança.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!