Sem categoria

Body attack une exercícios aeróbicos com trabalho de força

Por Redação Doutíssima 05/07/2015

Se você quer melhorar sua aptidão funcional, aquela que você precisa para a vida cotidiana, uma aula de body attack pode ser o caminho. Esse é um tipo de treino para corpo inteiro, que queima calorias enquanto tonifica e modela. Você vai construir resistência e melhorar sua coordenação e agilidade.

 

Como funciona o body attack?

O body attack é um treino criado pela empresa Les Mills Internacional, da Nova Zelândia. Esse exercício cardiovascular tem inspirações nos esportes de construção de força e resistência. É uma aula de treinamento intervalado de alta energia, que combina movimentos aeróbicos atléticos com atividades de força e estabilização.

body attacl

Modalidade que une movimentos intensos e música ajuda a ganhar resistência física. Foto: iStock, Getty Images

Uma aula dessa modalidade envolve música e movimentos definidos pelo instrutor. Para fazê-la, não é necessário o uso de qualquer equipamento, exceto o peso do próprio corpo, tendo a duração de 45 a 55 minutos.

Como outros programas de treinos Les Mills, movimentos, exercícios e música são padronizados para todos os instrutores. Da mesma forma que a maioria das aulas aeróbicas, o objetivo é desenvolver a aptidão física, especialmente cardiovascular e resistência.

 

Durante a sessão de treinamento, o instrutor irá indicar movimentos atléticos, como correr e saltar, e exercícios de força, como flexões e agachamentos.

O body attack é uma modalidade recomendada para pessoas com níveis de aptidão moderados e que desejam entrar em forma rápido. Os movimentos são simples e você não precisa de uma coordenação impecável. Além disso, é possível começar a modalidade aos poucos. De todo modo, se você tem alguma condição médica, é necessário fazer uma avaliação prévia.

 

Benefícios do body attack para corpo

Essa é mais uma modalidade fitness que faz sucesso nas academias porque possui uma fórmula mágica: movimentos intensos, música e um instrutor treinado para manter seu foco durante os exercícios.

A escolha da trilha sonora desse tipo de aula é de total importância, já que estudos indicam que isso é determinante para sua resistência nos exercícios de alta intensidade.

 

A música também é capaz de auxiliar na eficiência metabólica. Um estudo de 2012 demonstrou que ciclistas que pedalam com música precisam de 7% menos oxigênio do que ciclistas que não escutam música. Parece que as canções ajudam a conseguir um grau de eficiência no movimento e demandam menos energia.

 

Em outras palavras, a música pode ter um efeito profundo sobre a forma como você se exercita e, finalmente, sobre como você está se sentindo ao se exercitar. Esse é um dos aspectos que fazem desse treino uma excelente opção para quem busca grandes resultados.

 

Poucos estudos foram publicados especificamente sobre os benefícios do programa body attack.

Um desses levantamentos investigou o gasto energético e o consumo de oxigênio de três homens e três mulheres durante uma aula body attack de 55 minutos, realizada em ambiente controlado. Os resultados indicaram que o gasto médio de energia foi de 660kcal para os participantes do sexo masculino e 602 kcal para os participantes do sexo feminino

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!