Saúde Mental

Genética e agressões estão entre as causas de transtornos mentais

Por Redação Doutíssima 11/07/2015

A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve transtornos mentais como uma ampla gama de problemas com variados sintomas. A maioria deles se caracteriza por uma combinação de pensamentos, emoções, comportamentos e relacionamentos anormais.

 

O órgão cita como exemplos de complicações mentais a esquizofrenia, a depressão, a deficiência intelectual e os transtornos em razão de consumo de drogas.

Uma estimativa de 2008 do Ministério da Saúde aponta que 3% da população brasileira sofre com algum transtorno mental severo e persistente. Mais de 6% das pessoas têm problemas psiquiátricos graves decorrentes do uso de drogas, inclusive álcool.

transtornos mentais

Traumas e ambiente agressivo podem desencadear depressão e outros transtornos. Foto: iStock, Getty Images

O ministério ainda informa que 12% do total de brasileiros necessita de atendimento em saúde mental em algum momento da vida, contínuo ou eventual.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar traz dados de um estudo de Harvard que menciona os transtornos mentais. A pesquisa da universidade norte-americana aponta que das dez doenças mais incapacitantes em todo o mundo, cinco são de origem psiquiátrica.

São elas: depressão, transtorno afetivo bipolar, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo.

Transtornos mentais e suas causas

A psicóloga e psicanalista Katya de Azevedo Araújo comenta que, atualmente, os transtornos mentais mais comuns no seu meio são a depressão, a bipolaridade e problemas relacionados com ansiedade. As causas de cada um dos distúrbios variam de pessoa para pessoa e cada caso deve ser avaliado individualmente.

A OMS lista como fatores que podem causar transtornos mentais a mudança na capacidade de uma pessoa em administrar seus pensamentos, emoções e interações sociais. O órgão ainda menciona que estrutura social, fatores culturais, econômicos, ambientais, condições de trabalho e de moradia e questões da comunidade podem interferir na saúde mental de qualquer indivíduo.

A exposição a traumas, estresse e agressão, principalmente enquanto jovem, é citada tanto pelo órgão global quanto pela psicóloga entrevistada. Segundo a especialista, qualquer fator traumático pode gerar quadros de doenças mentais, mas depende de diversos fatores da história de cada indivíduo.

A questão genética também pode contribuir para o surgimento de algum transtorno mental. Além da predisposição nos genes, nutrição e infecções transmitidas de mãe para filhos na gravidez também são listados pela OMS como causas para o surgimento de transtornos.

Como exemplo da predisposição genética, Katya cita a depressão, que pode ter causas endógenas. Ou seja, a doença pode ser causada por fatores do organismo da pessoa, e não por traumas, tristeza, ambiente ou momento de vida desfavorável.

Transtornos mentais: tratamento 

A psicóloga menciona que o termo cura é muito relativo quando se fala em transtornos mentais. “Todos os transtornos têm a possibilidade de intervenção de um profissional da saúde buscando melhorar a qualidade de vida”, diz.

Ela ensina que diminuir o sofrimento e aumentar a possibilidade de adaptação no convívio social são sinais de melhora do quadro de transtorno. Qualquer pessoa que apresente algum indício de problemas mentais deve procurar auxílio médico ou terapêutico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!