Moda

Moda anos 70: como usar as peças da década neste inverno

Por Redação Doutíssima 03/08/2015

Liberdade. A moda anos 70 sempre teve essa palavra como referência. Agora, as peças características do período estão voltando às passarelas e, consequentemente, ao visual das fashionistas. A forma despretensiosa de se vestir ganha espaço, mas de uma forma mais contemporânea e chique.

Mas como investir na moda anos 70 em pleno século XXI? A dica é inserir alguma peça-chave da década passada no look, mesclando com outros traços mais atuais. Não tenha medo de apostar na calça boca de sino, ou flare, nos tecidos em jeans e patchworks e nas headbands, pois esses elementos agora apresentam status fashion.

moda anos 70

Atriz Camila Queiroz também investiu no visual inspirado na moda dos anos 70. Foto: Instagram, Reprodução

 

Moda anos 70: hippie chic nos holofotes

Os anos 70 foram um período de fervor cultural e acontecimentos marcantes. Muitas vertentes de estilo se fundiram entre a crise do petróleo nos EUA, o auge da discoteca, os movimentos em favor da paz e da natureza e a febre do rock’n’roll. Toda a agitação acabou traduzida, também, nas roupas.

Entretanto, a moda anos 70 atual é apenas uma releitura do período. Os traços marcantes do look “paz e amor” ainda têm espaço garantido, mas reaparecem de uma maneira mais elegante, com tecidos nobres, trabalhos manuais altamente elaborados e acessórios sofisticados. Nada de desleixo.

Surge, assim, a versão atual da moda hippie: o estilo hippie chic. “Ele é uma releitura de tendências, mas com uma cara menos enfatizada. As estampas, saias longas e calças boca de sino aparecem nas produções, mas sem necessariamente reproduzir os looks do passado”, explica a consultora de moda Ana Paula Lima.

“O estilo hippie original acaba sendo um pouco associado ao descuido e desapego. Já o  hippie chic surge com um apelo estético mais charmoso e estiloso. A essência dos hippies é mantida, mas as roupas clássicas ganham uma versão sofisticada, com rendas, estampas e tecidos finos”, enfatiza a consultora.

Entre as peças principais do estilo, estão algumas bem características da moda anos 70. “Batas, vestidos de tecidos bem leves, estampas étnicas, botas curtinhas, bolsas de franjas, crochê, jeans e muitos acessórios, como pulseiras, anéis, óculos redondindos e headbands”, indica Ana Paula.

Como investir na moda anos 70?

O principal cuidado que você deve ter em mente ao elaborar um look inspirado na moda anos 70, é evitar que ele fique muito caricato. Os elementos boêmios clássicos podem – e devem – aparecer no look, mas de forma sutil.

Acima de tudo, não sobrecarregue a aparência. Escolha um elemento marcante, como um bordado ou uma estampa geométrica e deixe ele protagonizar. Não misture demais: calça flare com bata, por exemplo, deixa o look largado demais.

Mescle peças tradicionais com complementos contemporâneos: uma calça flare e um maxibrinco, ou uma camisa larga com jeans skinny são alternativas interessantes. Se você precisar de referências para investir no look, observe o visual das atrizes Nathalia Dill e Vanessa Hudgens: elas arrasam no hippie chic.

Gostou das nossas dicas? Vai apostar na tendência da moda anos 70 ou acha que ela deve ficar no passado? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!