Receitas > Slider Home

Coma sem culpa: pizza de berinjela é opção saudável

Por Redação Doutíssima 10/08/2015

Quem está de dieta pode adaptar suas receitas favoritas por opções mais saudáveis. A pizza de berinjela é uma forma de reduzir as calorias e garantir mais nutrientes e benefícios para o corpo. Redução do colesterol, auxílio no emagrecimento, melhoria nas dores de articulação e diminuição do risco de doenças cardíacas são apenas alguns dos benefícios do vegetal.

 

Na pizza de berinjela, todos os ingredientes são naturais e permitem que você coma sem culpa. Para os vegetarianos, é possível substituir os ingredientes de origem animal por outros vegetais, como abobrinha e soja. Confira os benefícios e veja uma receita para fazer a qualquer hora do dia.

pizza de berinjela

A berinjela pode ser usada para substituir a massa da pizza e deixar o alimento saudável. Foto: Shutterstock

 

Pizza de berinjela traz benefícios à saúde

Saiba quais são os principais benefícios que a berinjela proporciona à saúde.

 

1. Colesterol baixo

 

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que o suco da berinjela conseguia diminuir 30% do colesterol no organismo de coelhos.

 

Por outro lado, um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que a farinha de berinjela era uma opção eficiente no combate ao colesterol, sendo tão ou mais eficiente que o suco ou o vegetal in natura.

 

2. Ajuda no emagrecimento

 

Na UFRJ, um estudo também fez comparações entre mulheres obesas que consumiam 14 gramas da farinha de berinjela ao dia, com outras que não ingeriam a substância. Os dois grupos passaram por uma reeducação alimentar, mas aquelas que comeram a farinha perderam seis quilos em dois meses, enquanto o outro eliminou apenas três dentro do mesmo tempo.

 

3. Articulações fortes

 

A mesma pesquisa da UFRJ comprovou que a berinjela diminui as taxas de ácido úrico, responsável por causar dores nas articulações. No entanto, é necessário associar o consumo do vegetal com outros alimentos ricos em vitamina C, que combatem os radicais livres, já que a berinjela estimula a formação deles no organismo.

 

4. Intestino saudável

 

Rica em fibras, que ajudam no trânsito do intestino, a berinjela diminui os desconfortos que a prisão de ventre provoca. No entanto, não basta apenas comer o vegetal in natura ou a pizza de berinjela. Combine a ingestão com um litro de água por dia para hidratar as fibras e facilitar a evacuação.

 

5. Coração protegido

 

Os flavonoides, que dão a cor roxa à berinjela, diminuem as complicações do coração. Além disso, o potássio do vegetal controla a pressão arterial.

 

Prepare a pizza de berinjela

Existem várias formas de consumir o vegetal, seja em sucos, saladas, refogados ou mesmo pizza de berinjela.

 

Ingredientes:

 

– 1 berinjela cortada em fatias no sentido do comprimento

– 5 fatias de tomate

– 5 fatias de peito de peru

– 1 clara de ovo

– Sal, orégano e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

 

Grelhe as fatias de berinjela em uma frigideira até que fiquem douradas. Coloque-as em uma forma, sobrepondo as pontas até fique semelhante a uma massa de pizza. Dê pinceladas com a clara de ovo para colar as fatias do vegetal. Para temperar, use sal e pimenta a gosto.

 

Distribua as fatias de peito de peru para fazer a cobertura da pizza de berinjela. Depois, coloque as rodelas de tomate, salpicando orégano por cima. Ponha em forno pré-aquecido a 180ºC por, aproximadamente, 15 minutos. Consuma logo após retirar do forno.

 

O tempo médio de preparo da pizza é de 30 minutos e rende seis porções, cada uma com 42 calorias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!