Dica do Dermatologista

Dermatite no couro cabeludo : saiba as causas

Por Dra. Anaflávia Oliveira 24/08/2015

A dermatite pode ser considerada como uma inflamação na pele, em que os principais sintomas são a vermelhidão, edema e ardor ou prurido. A dermatite no couro cabeludo é um exemplo dos vários tipos de dermatite, que se diferenciam em diversos aspectos.

 

 

dermatite no couro cabeludo

São várias as causas da dermatite no couro cabeludo. Foto: Shutterstock.

 

 

Alguns pacientes chegam ao meu consultório dizendo: “Dra, Tenho uma dermatite aqui, veja” O que eu posso fazer ? Poderia parecer uma pergunta simples, mas não é. E acho que a maioria dos dermatologistas irão concordar comigo. Esse é um dos diagnósticos mais desafiadores que temos. E sabe qual o motivo? A dermatite é apenas um sinal clínico, ou seja apenas uma manifestação da pele, que está inflamada.

 

Para aliviar o desconforto do paciente, prescrevemos de imediato ativos anti-inflamatórios e cicatrizantes para a pele. Mas, qual a causa ? Eis a questão. E é disso que gostaria de falar hoje.“Já que não podemos ser enciclopédicos e saber tudo que há para saber de todas as coisas, devemos saber um pouco de cada coisa” Pascal. As causas das dermatites no couro cabeludo, por exemplo, para não dizer que são infinitas, no mínimo, são milhares. Eis aí, o grande desafio. Descobrir a causa.

 

Veja as principais Causas de Dermatites no couro cabeludo.  Perceba que cada grupo que citei, há mais uma imensidão de causas.

 

Causas da dermatite no couro cabeludo

 

Dermatite Contato Irritante Primário

A maioria causada por produtos que possuem um pH bem diferente do que o da pele (que em média tem o pH 5,5), podendo ser muito ácidos ou muito básicos causando irritação, literalmente uma corrosão ou queimadura na pele.

 

Dermatite Contato Alérgica

Causada por reação do sistema imune que ataca a pele para combater aquela substância que entrou em contato com a pele em algum momento. A manifestação da dermatite de contato é tardia, podendo ocorrer a reação depois de meses e anos após o contato contínuo com essa substância contida em algum material ou produto que tenhamos como cosméticos, metais, latéx e assim temos uma lista com centenas dessas substâncias potencialmente alergênicas.

 

Dermatite Seborreica

Causada por desequilíbrio tanto da quantidade quanto da qualidade do sebo produzido pelas nossas glândulas sebáceas que vai causando uma irritação na pele. A dermatite deborreica Tende a piorar com a umidade e o estresse emocional.

 

Dermatite infecciosa

Causada por contaminação da pele por bactérias, fungos, vírus e outros patógenos.

 

Dermatite causada por Alterações Sistêmicas

Podem ser causadas por algum desequilíbrio de minerais, vitaminas, doenças metabólicas (alterações das reações celulares), formação de metabólitos tóxicos pelo nosso próprio organismo (toxinas endógenas) diante de um estresse oxidativo, alergias alimentares imediatas ou tardias.

 

É esse o  papel do médico diante um paciente com dermatite – Ser um investigador que fica ali atento aos mínimos detalhes que passam despercebidos por muitos. É necessário pedir exames de sangue, testes de contato como os de bateria padrão e cosméticos. Mas, é importante salientar que nem sempre conseguimos detectar o alérgeno nos exames laboratoriais disponíveis, e nestes casos, a anamnese cuidadosa e detalhista é indispensável. Mais do que iniciar o tratamento para alívio dos sintomas, busquemos as causas, pois dependendo da causa, conseguimos evitar as tão famosas recorrências que podem se tornar até persistentes.

 

dermatite no couro cabeludo

É papel do médico investigar o que está causando a dermatite no couro cabeludo. Foto: Shutterstock.

 

 

Para quem gosta ir mais além e saber o significado psicossomático da dermatite do ponto (ou seja das emoções que refletem no corpo), as dermatites em geral, significam problemas de relacionamento afetivo, cada uma com suas particularidades. O mecanismo como isso ocorre é estudo da psico-neuro-endócrino-imunologia (PNEI), área que venho me dedicando e estudando há algum tempo por saber que as questões emocionais podem influenciar de forma positiva ou negativa nosso corpo. Busquemos fazer as pazes e doar o nosso amor incondicional para aquela pessoa que tanto nos ama e a amamos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!