Pele

Como diminuir as olheiras: confira 4 truques práticos

Por Redação Doutíssima 01/09/2015

A última edição do Big Brother Brasil colocou em pauta um tema polêmico em relação à beleza feminina: as olheiras. A ex-sister Amanda atraiu a atenção dos telespectadores para o seu rosto, devido à presença de manchas arroxeadas na região abaixo dos olhos, com aspecto estético desfavorável. Mas como diminuir as olheiras?

 

Entenda como surgem as olheiras

É importante lembrar que há diferentes tipos de olheiras e formas de tratamento, especialmente porque as causas para o surgimento das manchas também variam. Desidratação, estresse, cigarro, álcool, insônia e alimentação desequilibrada são alguns dos fatores que favorecem a manifestação dessa coloração.

como diminuir as olheiras

Fatores genéticos, hormonais e externos favorecem o aparecimento de manchas abaixo dos olhos. Foto: iStock

A genética também tem um papel importante. Pessoas com a pele escurecida, especialmente descendentes de povos árabes, turcos e indianos possuem uma tendência à olheira, devido à presença excessiva de melanina na região. Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, as manchas ficam evidentes.

A alteração hormonal é outro fator determinante para o surgimento das olheiras. No período da tensão pré-menstrual (TPM), é comum que os vasos sanguíneos se dilatem. Isso facilita o aparecimento das famosas manchas roxas. Por ser resultado de uma combinação de variantes, é natural que existam, também, diferentes formas de olheiras.

Confira, abaixo, os três principais tipos:

1. Melânicas

Possuem uma cor acastanhada, pois são ocasionadas pelo acúmulo de melanina na região. Podem ser decorrentes de fatores hormonais, genéticos ou, até mesmo, da exposição prolongada ao sol.

2. Sanguíneas

São aqueles olheiras ocasionadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, que resultam em uma coloração arroxeada. Podem ser resultado de alterações hormonais, fatores genéticos e hábitos nocivos à saúde.

3. Vasculares

As olheiras vasculares geralmente contam com uma coloração azulada. O surgimento é causado pela retenção de líquidos, um sintoma do cansaço ou estresse físico e emocional.

Como diminuir as olheiras

Segundo um levantamento feito pela Clinique com cerca de 600 mulheres de diferentes etnias, as olheiras estão entre as principais preocupações estéticas do universo feminino. A boa notícia é que há opções de tratamentos para os casos mais leves, até os mais agravados. 

 

Abaixo, confira alguns truques para diminuir as olheiras:

1. Compressas

como diminuir as olheiras

Para diminuir o inchaço abaixo dos olhos, aplicar compressa de água fria é uma solução. Foto: Shutterstock

Um pano com água gelada pode ajudar a diminuir a sensação de inchaço e a coloração roxa. Aplicar uma compressa de água fria sobre o rosto, ou até mesmo uma colher gelada na região da olheira, poderá reduzir o calibre dos vasos sanguíneos. Faça isso por 15 minutos.

2. Massagem

como diminuir as olheiras

Fazer movimentos circulares na região das olheiras pode reduzir a retenção de líquidos. Foto: Shutterstock

Fazer uma espécie de drenagem linfática facial também ajuda a suavizar a retenção de líquidos no rosto. Para isso, vale a pena utilizar os dedos, fazendo movimentos circulares suaves na região.

3. Chás

como diminuir as olheiras

Saquinhos de chá verde colocados em contato com os olhos podem minimizar as olheiras. Foto: Shutterstock

Os chás também são poderosos para diminuir as olheiras, especialmente os ricos em antioxidantes. Para isso, basta ferver dois saquinhos de chá verde e, depois, colocar no congelador. Quando estiverem frios, ponha em contato com os olhos para aliviar as manchas.

4. Água gelada

como diminuir as olheiras

Use água fria ao lavar o rosto, pois ela comprime os vasos sanguíneos e diminui a olheira. Foto: Shutterstock

No caso de olheiras mais leves, a solução pode ser tão simples quanto lavar o rosto. A água gelada ajuda a comprimir os vasos sanguíneos e, consequentemente, a diminuir as olheiras. Por isso, lembre-se sempre de enxaguar o rosto com água fria, não quente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!