Qualidade de vida

Aprenda a aplicar e confira as tendências em papel de parede

Por Redação Doutíssima 11/09/2015

Do tradicional às estampas inusitadas, o papel de parede está de volta em grande forma. Essa é uma forma fácil e barata para transformar o ambiente com padrões, cores e texturas diferentes. Basta usar a combinação certa e ficar de olho nas novidades, e você conseguirá adicionar elegância a qualquer cômodo da casa. Além disso, é possível aplicá-lo por conta própria.

 

Papel de parede está de volta

A tradição de decorar a parede remonta às sociedades egípcias e romanas. Séculos mais tarde, particularmente em climas mais frios, as pessoas já usavam tecidos para cobri-las. Porém, o papel de parede surgiu como um substituto barato para tapeçaria e painéis.

papel de parede

Papéis de parede são uma forma prática para deixar o ambiente decorado e com ar moderno. Foto: iStock, Getty Images

Alguns historiadores acreditam que o uso de papel de parede remonta aos anos 1400. Os primeiros eram decorações para painéis de madeira, introduzidas na Inglaterra por artesãos flamengos. Na cultura moderna, esse item teve seu auge nos anos 1960 e 1970, e agora está de volta.

 

Atualmente, o estilo é vibrante, corajosamente gráfico ou discreto, e pode ser usado ​para criar um aspecto moderno. Além disso, ele poupa os transtornos do uso de tinta ou qualquer outro tipo de reforma. Uma novidade do mercado é o papel de parede adesivo, que é autocolante e uma opção ainda mais prática para mudar o visual da sua casa.

Conforme o portal do Victoria and Albert Museum, tradicional museu de artes decorativas e design de Londres, o papel de parede é uma ótima escolha decorativa e influencia outros componentes presentes no cômodo.

Novidades em papel de parede

O mundo da decoração lança novas tendências todos os anos, e elas incluem cores e texturas para os papéis de parede que irão figurar em muitas composições. Veja o que está na moda antes de escolher o seu.

 

1. Cores

Uma maneira bastante prática de transformar a decoração da casa e rejuvenescer o ambiente é aplicar papeis de paredes coloridos e modelos com estampas de cores chamativas.

Amarelo, laranja, verde e turquesa, em tons mais abertos e vivos, são uma aposta certeira de decoradores e arquitetos, bem como a combinação de estampas em cores contrastantes, que revigoram e aquecem o ambiente.

 

2. Estampas

As maxi-florais dão ao ambiente um ar tropical e estão na última moda. Da mesma forma, aquelas inspiradas em formas da natureza, que criam uma decoração bohemian style.

As estampas geométricas ou no estilo marroquino também são tendência, principalmente em cores mais fortes e fechadas como vermelho, vinho, marsala e terracota. 

 

Faça você mesmo: como fazer a aplicação

Primeiro de tudo, você vai precisar calcular quantos rolos serão necessários. Basta medir a parede e ver quantos metros cada rolo proporciona. Se mais de um for necessário, procure comprar todos do mesmo lote porque as cores podem ter uma pequena variação. Prepare a cola conforme as instruções da embalagem, aguarde 30 minutos e é só começar.

 

Coloque uma faixa de papel da altura da sua parede, com 20 centímetros de sobra. Se o papel for estampado, cuide para acertar as figuras antes de cortar. Passe a cola com a ajuda de um rolo, do centro para as bordas. Dobre o papel para ajudar na aplicação.

 

Comece colocando em um canto do ambiente, do teto para o rodapé, e deixe cerca de 10 centímetros de sobra. Cuide para que fique bem reto e para que as demais faixas fiquem alinhadas. Passe uma espátula para retirar uma possível bolha. Repita o processo em todas folhas necessárias.

 

Para finalizar, corte o papel excedente com um estilete e finalize passando um pano seco para retirar o excesso de cola.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!