Médicos

Alterações hormonais e o processo de envelhecimento

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 30/10/2015

O processo de envelhecimento é normal e querendo ou não, todos nós passaremos por ele. Mas afinal, qual é a relação entre os hormônios e o processo de envelhecimento? Parceiro do Doutíssima, o endocrinologista Dr. Mateus Dornelles Severo nos explica e tira dúvidas sobre a relação entre os dois assuntos.

 

Estamos ficando mais maduros, isto é um fato! Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, havia 18 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e em 2050 a estimativa é de 64 milhões. O processo de envelhecimento é biológico, complexo e progressivo. Ele diminui a função das nossas células e tecidos. Consequentemente, nosso corpo torna-se menos apto à reprodução e à sobrevivência. 

 

processo de envelhecimento

O processo de envelhecimento é biológico e normal. À medida que o organismo envelhece, ele diminui algumas capacidades fisiológicas. Foto: Shutterstock.

 

Desde o século 19, tem-se tentado achar uma “fonte de eterna juventude” através do uso de hormônios. Apesar do processo de envelhecimento ter sido parcialmente decifrado e ser decorrente de uma intrincada acumulação de “defeitos bioquímicos” no organismo, algumas pessoas ainda insistem em vender a ideia de que uma “modulação hormonal” possa ser capaz de impedir que fiquemos velhos, o que não é confirmado. 

 

O que pode influir no processo de envelhecimento ? 

 

Alguns fatores externos podem influenciar no envelhecimento do organismo, mesmo que o último seja um processo normal. Estresse oxidativo causado por radicais livres; glicosilação não enzimática de proteínas com perda de suas propriedades; alterações no DNA e processos, que dificultam a renovação celular e, consequentemente, o funcionamento dos diferentes tecidos, podem acelerar o envelhecimento do organismo. No entanto, ainda não se sabe quais substâncias ou processos bioquímicos desencadeiam ou revertem esses processos. 

 

Cada pessoa tem um processo de envelhecimento diferente

 

O processo é individualizado, já que pessoas com a mesma idade cronológica podem parecer mais ou menos idosas quando comparadas entre si. Ou seja, a diminuição nos níveis de alguns hormônios é provavelmente consequência do que causa o processo de envelhecimento. Quando avaliamos um indivíduo do ponto de vista hormonal, devemos estar cientes que alterações podem ser tanto devidas à idade quanto a doenças crônicas, muito comuns a medida que o tempo avança, mesmo que assintomáticas.

 

processo de envelhecimento 1

O processo de envelhecimento é individualizado, já que cada organismo tem um DNA diferente. Foto: Shutterstock.

 

Parece simples, mas na maioria das vezes esta distinção é muito difícil de ser feita, principalmente devido a falta de estudos que definam o que é “normal” para uma determinada faixa etária.

 

Alterações hormonais e o processo de envelhecimento 

 

De uma maneira geral, as seguintes alterações hormonais que aparecem com a idade são relevantes

 

1- o único sistema hormonal em que há uma diminuição de função bem definida, abrupta e universal com o envelhecimento é no eixo hipotálamo-hipófise-ovários nas mulheres. É a famosa menopausa.

 

2- a produção de hormônio do crescimento, testosterona e do hormônio adrenal DHEA diminui com a idade. Existem valores de referência definidos para as diferentes faixas etárias. Contudo, se estes valores são fisiologicamente ótimos, ainda não sabemos.

 

3- alguns outros hormônios como o TSH, que estimula a tireoide, podem sofrer alteração com a idade. Mas estas alterações são menos previsíveis e os valores de referência são pouco definidos. Logo, qualquer alteração, deve ser cuidadosamente avaliada.

 

4- alguns hormônios acabam aumentando ou diminuindo com a idade devido a uma diminuição ou aumento da sensibilidade dos tecidos alvos. Ou seja, trata-se apenas de um mecanismo de adaptação.

 

Até aqui, podemos perceber que alterações hormonais podem acontecer com o envelhecimento, mas não são necessariamente causas deste processo. Mas a “modulação hormonal” pregada por alguns adeptos da “medicina anti-aging” pode ajudar? Pode fazer mal? Veremos nos próximos capítulos.

 

Dr. Mateus Dornelles Severo

 

Médico endocrinologista, Dr. Mateus Dornelles Severo é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria e é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.   CRM – 30576.

 

E aí, gostou do artigo ?  Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!