Medicina Alternativa

Chá para dormir: veja opções que ajudam a garantir bons sonhos

Por Redação Doutíssima 01/11/2015

A sua saúde depende de várias coisas, inclusive de boas noites de sono. Quem enfrenta dificuldades pode procurar ajuda em hábitos simples, como tomar um chá para dormir. Algumas bebidas ajudam a acalmar o corpo e a mente e garantem o descanso tão necessário para o bem-estar.

Efeito das ervas no organismo

O chá é uma bebida tradicional em diversas culturas e cada uma delas possui sua receita clássica. Mas as bebidas feitas a partir da infusão de ervas em água quente também são usadas pelos seus efeitos medicinais.

chá para dormir istock getty images doutíssima

Chás contêm substâncias que agem no organismo e podem aliviar dores e sintomas. Foto: iStock, Getty Images

A medicina tradicional chinesa usa muito as ervas para consumo ou aplicação na pele, para curar doenças e problemas de saúde. Isso porque os chás contêm diversas substâncias que agem no organismo e que podem aliviar dores e sintomas.

O chá verde, por exemplo, muito tradicional na China, é rico em cafeína e flavonóides. Essa última substância é um antioxidante poderoso que age contra o envelhecimento das células. Outras ervas oferecem ainda diversos ativos que ajudam a aliviar uma infinidade de problemas de saúde.

Chá para dormir: escolha o seu

Algumas plantas são especialmente conhecidas por propriedades capazes de contribuir com a qualidade do sono. Uma delas é a camomila, pequena flor com um sabor levemente adocicado.

Um estudo publicado na revista científica Molecular Medicine Reports avalia os benefícios do consumo do chá de camomila. Além de melhorar a qualidade do sono, suas substâncias levemente sedativas ajudam a reduzir episódios de insônia e pesados e diminuir a ansiedade através do efeito calmante nos nervos.

Efeitos similares são obtidos com a ingestão do chá de valeriana, outra pequena flor com poderes medicinais. Apesar de não haver comprovação científica sobre a ação dessa planta na qualidade do sono, ela é muito recomendada para quem sofre de insônia.

Um escolha menos comum para acalmar mente e corpo é o chá de lavanda. A flor, que é extremamente aromática, tem ação antiestresse e é eficiente quando as noites de sono são comprometidas pelo excesso de agitação na mente.

Apesar de ser conhecido pela sua ação revitalizante, o preparo de hortelã também pode ser considerado um chá para dormir. Essa bebida é especialmente indicada para quem precisa relaxar após uma refeição pesada que pode prejudicar o sono.

Hábitos que garantem o descanso

Boas noites de sono não dependem apenas de bebidas calmantes e tranquilizantes. Alguns hábitos são fundamentais para equilibrar o relógio biológico e promover o descanso pleno do corpo e da mente.

O sedentarismo é um grande aliado da insônia. Praticar atividades físicas promove a liberação de substâncias do bem-estar e ainda causa um desgaste corporal, fazendo com que o organismo tenha necessidade de descansar.

Técnicas de relaxamento como a meditação também são recomendadas para quem tem dificuldades para dormir. Elas ajudam a relaxar os músculos e o cérebro, permitindo mais tranquilidade mental para uma noite bem dormida.

Os problemas para dormir podem estar associados a um momento de vida complicado ou até outros fatores que envolvem a saúde. Se a falta de sonos estiver atrapalhando a qualidade de vida, é ideal procurar um médico ou terapeuta que possa ajudar a resolver o problema.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre chá para dormir? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!